Beatriz Cardoso está há pelo menos um mês de olho no preço das geladeirasCléber Mendes

Rio - Os cariocas aguardam descontos maiores nesta sexta-feira (24) de 'Black Friday' dos que estão encontrando nas ruas e sites durante a semana de promoção. Ao longo do mês de novembro, lojas de departamento anunciaram ofertas aos clientes, preparando a data mais esperada do período. Na Praça Saens Peña, centro comercial da Tijuca, Zona Norte do Rio, lojas como Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Casa & Vídeo ostentavam cartazes anunciando descontos. Os consumidores ouvidos pelo DIA, no entanto, não se empolgaram com os preços e prometem continuar monitorando até sexta-feira antes de efetuar a compra.
A aposentada Marileide Copque, 58, estava acostumada com a temperatura mais amena em Teresópolis, na Região Serrana, onde morava, e aproveita a data para comprar três aparelhos de ar condicionado para enfrentar o calor carioca. Ela, no entanto, ainda não encontrou nenhum preço satisfatório e está monitorando os valores em lojas físicas e online."Estou vendo mais online. Hoje eu vim ver nas lojas físicas e amanhã vou voltar. Nossa, tô achando tudo muito caro", afirmou.
Vera Soares, 69, também está em busca de um ar-condicionado e não viu diferença nos preços que já vinha encontrando para os modelos Split, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. No dia da Black Friday ela pretende olhar as promoções pela internet em vez de ir às lojas por conta do calor nas ruas. "Acho que os preços estão a mesma coisa que eu vinha acompanhando. Só achei o preço da tinta de cabelo mais barata. Pelo menos alguma coisa, viu?", brincou.
No site das lojas é possível encontrar aparelhos de ar condicionado de janela de 7.500 BTU/h com descontos de 10% no pagamento por PIX, de R$ 2.700 por R$ 2.428,20; e de R$ 2.470 por R$ 2.223.
Já a auxiliar de escritório Beatriz Cardoso está há pelo menos um mês de olho no preço das geladeiras, eletrodoméstico que precisa comprar. Ela não se animou com as ofertas que encontrou. Nesta quinta-feira ela esteve na Praça Saens Peña para conferir os produtos presencialmente e comprar na internet ou na loja física, conforme a opção mais vantajosa.
"Não tem desconto, mas a gente finge que tem. Tenho que comprar porque estou sem. É 'Black Fraude', não é promoção. Sexta-feira vou ver se realmente vai ter Black Friday e dependendo, comprar do mesmo jeito", contou Beatriz.
A aposentada Mara Souza deu uma olhada nos anúncios das lojas enquanto caminhava, mas não aprovou. "Está tudo caro. Não tem nada barato não", avaliou acrescentando que não vai aproveitar a data para fazer compras.
A aposentada Rose Figueira, 67, tem a mesma opinião. Ela contou que procurou desconto em roupas por várias lojas, mas não encontrou vantagem nas promoções. "Já procurei em várias lojas e não achei vantagem não, sinceramente. Não vale a pena". Rose não tem certeza se vai voltar a procurar roupas para o verão nesta sexta-feira.
As lojas visitadas pelo DIA vão funcionar com horário estendido. Abrindo antes e fechando até quando houver movimento, explica a gerente da loja das Casas Bahia da Tijuca, Juliana Rodrigues. "Os descontos começaram 15 de novembro com variações a cada dia. Amanhã é o dia com mais descontos. Serão muitas ofertas. Vai valer a pena", promete. A unidade vai abrir às 7h e não tem hora para fechar.
A comerciante avalia que o movimento nas lojas físicas está bom. "A demora na entrega por conta do fim do ano tem trazido os clientes às lojas físicas", avalia. Os produtos mais procurados são televisão, ar-condicionado, geladeira e fogão", explicou. Uma vendedora da loja contou que entre as promoções da semana estava uma Smart TV de 32 polegadas vendida a R$ 999.
Na Magazine Luiza da Saens Peña, o ar-condicionado e ventilador têm sido os mais procurados pelos clientes. A gestora de vendas Gisele Cirino explica que a loja está se abastecendo para receber os clientes nesta sexta-feira de Black Friday. "Vai ser o grande dia com ofertas de até 80%", diz. A loja abrirá uma hora mais cedo, às 8h.
Na Casa&Vídeo, a SmarTV de 32 polegadas da promoção estava sendo vendida à R$ 899 com o cartão da empresa. Enquanto que nas Lojas Americanas, a TV do mesmo tamanho foi anunciada por R$ 995.