Rio - A Casa da Juventude do Santo Cristo, na Zona Portuária, ganhou um presente especial em seu primeiro aniversário, comemorado no último sábado (25). O local, que é um polo municipal de formação e atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade, agora conta com o apoio de uma empresa do ramo de óleo e gás, por meio de uma parceria público-privada (PPP) inédita, feita em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio).
O secretário da pasta, Salvino Oliveira, ressaltou a importância da Casa da Juventude na inserção dos jovens no mercado de trabalho, que já beneficiou 17.743 pessoas entre 15 e 29 anos em apenas um ano de existência. "A Casa da Juventude do Centro tem capacidade de atendimento de até 1.500 jovens por mês, com cursos on-line e presenciais. É um centro de referência para esses jovens em uma região tão vulnerável", disse.
A empresa parceira será responsável pela revitalização interna das instalações e promoverá ações para incentivar a educação e o trabalho.
Roberto Ramos, CEO da Ocyan, comemorou o compromisso firmado com a prefeitura. "Para mim, esse é um resgate da capacidade de sonhar, promovendo o crescimento como pessoa e cidadão. Temos muitas ideias inovadoras para programas profissionalizantes que possam gerar futuros profissionais."
A festa em comemoração ao 1º ano de atividade da instituição contou com uma série de serviços gratuitos para a população, como isenção de segunda via de documentos, serviços de saúde, barbeiro e trancista. Além de apresentação musical, de dança e DJ.
Oportunidades
Abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, as casas também recebem egressos do sistema prisional, pessoas em situação de abrigamento ou em situação de rua. Atualmente, a JUVRio possui mais duas unidades além da Casa do Centro: uma no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e outra no Chapadão, ambas na Zona Norte.
Para se inscrever em qualquer curso das Casas da Juventude, basta acessar as redes da Secretaria. Também é possível realizar o preenchimento presencialmente, nas unidades. Todos os cursos têm duração de um mês, oferecem certificados e são gratuitos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.