Exposição que celebra 80 anos do Quitandinha acontece de dezembro a fevereiroDivulgação / Sesc RJ

Rio - O Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do Rio, vai inaugurar nesta sexta-feira (1º) uma exposição que marca o início das comemorações pelos 80 anos do espaço, celebrados em 2024. Gratuita, a programação, que se estende até 25 de fevereiro, inclui shows musicais, espetáculo de teatro, além de seminários e oficinas.

O carro-chefe do projeto é a exposição “Da Kutanda ao Quitandinha - 80 anos”, dividida em seis núcleos espalhados pelos salões do palácio. Além do trabalho de artistas da nova geração, há obras e referências históricas a nomes importantes das artes no Brasil, como Tomás Santa Rosa (1909 – 1956), Wilson Tibério (1920-2005) e Anna Bella Geiger. A mostra terá, ainda, trabalhos de Ana Beatriz Almeida, PV Dias, Gê Viana, Rafaela Pinah, Wallace Pato e Aline Castella.


Todas as atividades da programação fazem referência à história do Quitandinha e do território onde ele está inserido – uma região com forte identidade afro-brasileira por conta dos quilombos formadores da cidade. A curadoria geral é de Marcelo Campos.

Patrimônio

Considerado um dos principais cartões-postais de Petrópolis devido a sua beleza arquitetônica, o Palácio Quitandinha foi inaugurado em 1944. Foi um dos maiores hotéis-cassino da América Latina até 1946, quando os jogos de azar foram proibidos no Brasil. Em seguida, somente como um hotel, recebeu grandes eventos, como a assinatura da declaração de guerra dos países americanos ao Eixo, na 2ª Guerra Mundial.

Administrada pelo Sesc RJ desde 2007, a área foi transformada em um Centro Cultural que, em abril deste ano, passou a promover atrações no local.

O Palácio fica na Avenida Joaquim Rolla 2, em Petrópolis, e pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A programação completa será divulgada em breve no site oficial do evento www.sescrio.org.br e no Instagram @dakutandaaoquitandinha