Fiscais vistoriam depósito de peças em ferro-velho às margens da Rod. Pres. Dutra, em Nova IguaçuDivulgação/João Pedro Viegas (Detran)

Rio - Onze ferros-velhos às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, foram interditados, nesta quarta-feira (29), em uma operação contra o roubo de veículos e a venda de peças fruto do crime. Mobilizada pelo Detran.RJ, Corpo de Bombeiros, Inea e com apoio da Polícia Civil, a ação encontrou falhas na documentação dos estabelecimentos e material irregular armazenado.
Desse total, seis estabelecimentos foram autuados e fechados por crime ambiental, tendo seus proprietários que comparecer a delegacia para prestar esclarecimentos. Nesses locais, todo o material irregular foi apreendido e levado para destruição.
Os outros cinco ferros-velhos foram lacrados pelos fiscais e ficarão assim até que haja a regularização da sua situação junto ao Detran.
De acordo com o Detran-RJ, a fiscalização nos espaços começou ainda pela manhã, na altura do quilômetro 13 da Dutra. Para agilizar as buscas, foram montadas equipes distintas com policiais e membros dos outros órgãos que estiveram simultaneamente nos 11 estabelecimentos.
Nesses locais, os agentes checavam as licenças do local para funcionamento, além da documentação de todo o material armazenado dentro do espaço, entre peças de lataria, como portas, capôs, para-choques e demais itens, até partes de motores.
Segundo o a força-tarefa, essa é a quarta ação da Operação Procedência Segura desde agosto do ano passado. A ação teve início após a publicação de um decreto, onde também se estabeleceu o procedimentos para fiscalização de empresas de desmontagem de veículos e comercialização de peças usadas no Estado do Rio.
Desmonte
Chamado de Desmonte-RJ, o sistema tem por objetivo trazer transparência e segurança para o comércio de peças automotivas usadas. O programa permite o credenciamento das empresas do tamo via site do Detran.