Ônibus tombou na Avenida Bartolomeu de Gusmão, em São CristóvãoReprodução
Ônibus lotado tomba na Zona Norte e passageiros ficam gravemente feridos
Mais de 40 pessoas precisaram de atendimento médico, na tarde desta quarta-feira (29). Estima-se que pelo menos dez vítimas estão internadas em estado grave
Rio - Um ônibus da linha 371 (Praça da República x Praça Seca) com passageiros tombou na tarde desta quarta-feira (29), na Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo à comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Ao menos 48 pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Dez passageiros têm estado de saúde considerado grave. Não houve vítimas fatais.
Conforme apurado pelo DIA, os bombeiros socorreram 24 pessoas para o Hospital Estadual Alberto Torres, Hospital Getúlio Vargas e Hospital Municipal Souza Aguiar. Aeronaves da corporação encaminharam três pacientes em estado grave ao Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. Eles foram identificados como Mônica Costa Marques, de 56 anos,Orlando Cesar Garcia Janiny, 59, e Elaine Soares Arruda, 27. Apesar da gravidade, o quadro clínico dos três é considerado estável. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, 17 pessoas recusaram atendimento no local.
Outros 24 passageiros foram levados para unidades de saúde pelo Samu. Para o atendimento do Samu, foram enviadas seis ambulâncias, duas duplas de Motolâncias, além de uma das novas ambulâncias especiais para apoio em desastres para socorro a situações em que existam múltiplas vítimas. Uma barraca para suporte ao atendimento de emergência foi montada no local permitindo maior agilidade e efetividade na assistência às vítimas do acidente.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, há pelo sete pessoas internadas em estado grave nas unidades municipais de saúde. No Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, 16 pessoas estão sendo atendidas, sendo um caso de maior gravidade. No Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, 11 pessoas deram entrada na unidade, cinco com quadros considerados graves. Já no Hospital Municipal Miguel Couto, são sete pacientes, sendo um caso grave.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de pessoas machucadas e sentadas em uma calçada enquanto aguardam por atendimento médico próximo ao veículo.
Ainda não há informações sobre o que causou o acidente. Em nota, a Rio Ônibus informou que acompanhou o socorro às vítimas e aguarda resultado de perícia técnica para saber a causa do acidente.
A Avenida Bartolomeu de Gusmão foi interditada no sentido Mangueira e o trânsito desviado para o Viaduto Oduvaldo Cozzi e Avenida Rei Pelé.
Nas redes sociais, moradores e passageiros que fazem o trajeto da linha 371 afirmam que a curva é perigosa e que motoristas costumam passar pelo trecho em alta velocidade. "Quem é morador de São Cristóvão sabe que ali a imprudência dos motoristas do 371 reina. Já tiveram inúmeros acidentes ali, só eu de vida tenho 24 anos, e o que sei de história de ônibus tombando, ônibus invadindo o quartel dos bombeiros. Quanto mais cheio o ônibus está, mais eles correm"; "Tragédia anunciada. Esses ônibus da NOVACAP só andam em alta velocidade. Na rotatória em São Cristóvão chega ser assustador".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.