Policiais militares do Bope estão em atuação na Vila AliançaReprodução

Rio - Mais de 2 mil alunos tiveram as aulas suspensas nesta quinta-feira (30) por conta das operações da Polícia Militar na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 2.365 estudantes foram afetados. 

Agentes da Polícia Militar realizaram operações em mais de 10 comunidades em todo o Rio de Janeiro. As ações aconteceram nas zonas Oeste e Norte, Região Metropolitana e dos Lagos, e Sul Fluminense.

A região da comunidade Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, foi o local em que mais alunos ficaram sem aulas. Sete escolas precisaram ser fechadas devido a operação policial, afetando 1.948 estudantes.

A operação realizada por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) causou pânico entre os moradores da região durante essa manhã. A ação terminou com a apreensão de uma submetralhadora, um carregador, 15 munições, quatro rádios de comunicação e três baterias de rádio.
Como represália, traficantes fecharam diversas ruas da Vila Aliança, ateando fogo em barricadas e usando ônibus como barreiras.
Submetralhadora,  munições, rádios de comunicação e drogas apreendidos na Vila Aliança - Reprodução
Submetralhadora, munições, rádios de comunicação e drogas apreendidos na Vila AliançaReprodução


Na região, durante a madrugada desta quinta, as comunidades do 48 e Santo André, também em Bangu, registraram um intenso confronto entre criminosos rivais pelo controle do território e, no início da manhã, bandidos fecharam vias com ônibus atravessados e barricadas em chamas. Dois suspeitos de pertencerem ao tráfico de drogas foram detidos, no início da tarde, após atearem fogo em objetos em um viaduto do bairro. Com um dos presos, a equipe policial do 14º BPM (Bangu) apreendeu um rádio de comunicação. O caso foi registrado na 34ª DP (Bangu).

Além disso, a Clínica da Família (CF) Sandra Regina Sampaio de Souza, a CF Mário Dias Alencar, a CF Maria José de Sousa Barbosa, a CF Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva, o Centro Municipal de Saúde (CMS) Eithel Pinheiro de Oliveira Lima e o CMS Silvio Barbosa suspenderam totalmente o funcionamento durante a manhã. Somente o CMS Waldyr Franco manteve o atendimento à população, com exceção das atividades externas.

Seguindo na região da Zona Oeste, policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) fizeram uma operação nas comunidades Cesarão, Rola e Antares, em Santa Cruz. Não houve registro de presos e apreensões. 

Em Santa Cruz, na Zona Oeste, e na região do Complexo do Chapadão, na Zona Norte, o atendimento nas unidades de saúde se mantém, porém, as atividades externas estão suspensas.

No Morro do Urubu, entre Pilares e Tomás Coelho, na Zona Norte, também alvo de ações nesta quinta-feira (30), três unidades escolares precisaram ser fechadas, prejudicando 307 alunos. Já no Arará, somente uma escola ficou sem aulas, deixando 110 estudantes sem aula. A operação na região terminou sem prisões e apreensões.

Além do Urubu, policiais do 3° BPM (Méier) também atuaram no Morro do Engenho, entre os bairros de Inhaúma e Engenho da Rainha, mas não houve prisão nem apreensão no local.
Agentes atuaram no Complexo do Chapadão, localizado entre os bairros de Costa Barros, Pavuna, Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque. Equipes do 41° BPM (Irajá) ocuparam a região. Segundo a Polícia Militar, a ação teve como objetivo desarticular ações criminosas monitoradas pelos canais de inteligência, ligadas ao tráfico de drogas, roubos de veículos e cargas. Um homem foi preso e foram apreendidos uma pistola 9mm de fabricação turca, 17 Munições e um rádio transmissor.

Nas comunidades do Manguinhos, Arará e Mandela, equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) foram os responsáveis por realizar a operação para coibir a movimentação de criminosos que atuam na região. Durante a ação, os agentes prenderam um homem em atitude suspeita no interior da comunidade. Com ele os policiais apreenderam uma pistola, um aparelho de telefone celular e um rádio transmissor. A ocorrência foi encaminhada à 21ª DP (Bonsucesso).

Passando para a Região dos Lagos, policiais militares do 25° BPM (Cabo Frio), com apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC) atuaram nas comunidades Jacaré, Monte Alegre, Jardim Esperança, Rainha da Sucata, Boca do Mato e Porto do Carro, em Cabo Frio.
De acordo com a PM, a ação tinha como objetivo reprimir a movimentação de criminosos e localizar o paradeiro de armas e drogas. Na ação, um homem foi preso no bairro Boca do Mato e conduzido à 126ª DP(Cabo Frio). Com ele os agentes apreenderam uma grande quantidade de material entorpecente. Posteriormente, outras três pessoas foram presas nas localidades Rainha da Sucata e Morumbá. Com elas, os militares também apreenderam drogas. Ao todo foram 6220 pedras de Crack, 4469 cápsulas de cocaína, 1341 tabletes de maconha (+ 3kg). As ocorrências foram apresentadas na 126ª DP (Cabo Frio).

Na Região Metropolitana, em São Gonçalo, PMs do 7° BPM (São Gonçalo) realizaram operações nas comunidades Zumbi, Mineirinho e Coruja. A ação terminou sem registro de prisões e apreensões.

Agentes do 24° BPM (Queimados) ocuparam as comunidades Chaperó, em Itaguaí, e Campo Lindo, já em Seropédica. De acordo com o comando da unidade, a ação visou a desobstrução de vias dessas comunidades, impedir a movimentação de grupos criminosos, bem como as práticas de roubos e furtos na região.
Na ação, na localidade do Campo Limpo, os agentes descobriram duas lojas que comercializavam produtos falsificados. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia da região. Posteriormente, em outro ponto da mesma localidade, os policiais agentes prenderam um terceiro indivíduo. Com ele os policiais recuperaram uma motocicleta roubada. As ocorrências foram encaminhadas à 48ª DP (Seropédica).

Em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, a ação acontece no interior das comunidades do bairro Califórnia da Barra. A ação é realizada por policiais militares do 10° BPM (Barra do Piraí). A ação terminou sem saldo.