Campanha 'Natal Sem Fome' monta caixas em 12 estações do metrô para receber doação de alimentosDivulgação

Rio - Uma parceria entre a ONG Ação Cidadania e o MetrôRio, que acaba no próximo dia 21 de dezembro, atingiu a marca de quase 2 mil refeições produzidas com as doações recebidas nas estações até o momento. A ação de arrecadação que integra a campanha "Natal Sem Fome" acontece em 12 pontos, sempre no horário de funcionamento do transporte.
De acordo com a ONG, os pontos de coleta funcionam de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e aos domingos, das 7h às 23h. As caixas destinadas a armazenar as doações ficam instaladas no interior das seguintes estações:
Pavuna, Del Castilho, Cidade Nova, Saens Peña/Tijuca, Uruguai/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema, Antero de Quental/Leblon e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
Além das doações presenciais, os usuários do metrô também podem fazer suas contribuições via QR Code ou também pelo site da campanha neste link. 
Três décadas
Neste ano, a campanha Natal Sem Fome completa 30 anos e propõe uma viagem pelo imaginário infantil. Considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, a ação foi criada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Nesse mesmo ano, nasceu também a Ação da Cidadania, que desde então já arrecadou mais de 55 mil toneladas de alimentos, que foram distribuídos a 26 milhões de pessoas. Segundo a Ação da Cidadania, mais de 33 milhões de brasileiros estão em estado de insegurança alimentar grave, com situação ainda pior em lares com crianças menores de 10 anos.
No Rio, 2,7 milhões de pessoas não têm o que comer atualmente, de acordo com pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), parceira da ONG.