Edição especial da Feira das Yabás, no Centro Reginaldo Pimenta

Rio - O Centro do Rio recebeu neste sábado (16) mais uma edição especial da Feira das Yabás, tradicional evento que acontece há 16 anos em Oswaldo Cruz, na Zona Norte, unindo música e gastronomia. Com entrada gratuita e foco na valorização do samba, a festa contou com shows, roda de conversa, quitutes e até vacinação.


A "VanBora!", veículo de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e ofereceu vacinas contra a covid-19, hepatite B, difteria e tétano. O mascote Zé Gotinha também marcou presença.

Idealizado pelo compositor portelense Marquinhos de Oswaldo Cruz, que também fundou o Trem do Samba, o evento agitou a Praça da Pira, em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil. Pedro Miranda, Kiko Horta e o grupo Galocantô animaram a plateia.

Feitas pelas famosas tias quituteiras de Oswaldo Cruz, muitas delas ligadas à Portela, as comidas foram um show à parte. No cardápio, angu à baiana, peixe frito, rabada com agrião, costelinha de porco, torresmo, doces e outras delícias.

A programação foi aberta com uma roda de conversa entre a apresentadora e cantora Bia Aparecida e a atriz Isabel Fillardis.

A Feira das Yabás foi reconhecida como Patrimônio Cultural de natureza imaterial da cidade do Rio, em dezembro de 2022, através de decreto do prefeito Eduardo Paes.