As bobinas com 1,3 quilômetros de cabos chegaram à Light no último fim de semanaDivulgação/Light
Publicado 10/09/2024 18:23 | Atualizado 10/09/2024 18:28
Rio – Um trecho de cerca de 1,3 quilômetros de cabo deve ser instalado na semana que vem na rede elétrica subterrânea das ilhas do Governador, na Zona Norte, e de Paquetá, na Baía de Guanabara. Segundo a Light, o material chegou no último fim de semana direto de Poços de Caldas (MG), onde foi fabricado pela empresa Prysmian, o que teria agilizado o processo – o trabalho de colocação estava previsto para outubro.
Publicidade
Os cabos recém-chegados integram um total de 11 mil metros que representam a modernização da rede subterrânea que conectará as subestações do Fundão e do Galeão. Na próxima semana, acontece a terceira e última etapa do processo – a segunda, para implementação de um circuito de transmissão reforçado, foi concluída em agosto.
A obra de modernização – que tem previsão de término para novembro – se desenrola após meses em que moradores das ilhas do Governador e de Paquetá conviveram com sucessivos apagões. Em julho, eles chegaram a organizar um ato. Na mesma época, o Procon abriu um processo contra a fornecedora.
Em nota recente, ainda sobre a modernização da rede subterrânea, a Light divulgou que a carga que vinha sendo fornecida por geradores acabou direcionada para a rede da concessionária, onde já estão conectados os serviços essenciais da região. Os equipamentos seguem disponíveis para emergências, mas já foram desligados.
Leia mais