Cemitério de Campo Grande, onde foi enterrado Alexandre Magno Mousinho BarretoArquivo / Agência O Dia

Rio - O policial militar da reserva Alexandre Magno Mousinho Barreto, de 53 anos, foi enterrado na tarde desta segunda-feira (3), no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ele foi morto com uma paulada na cabeça ao tentar separar uma briga entre duas pessoas no mesmo bairro, na noite de sábado (1).
Ao programa 'RJ1', da TV Globo, Carla Cristina de Souza, viúva do tenente-coronel, disse que o marido negociava cavalos com o suspeito e que existia uma dívida sobre o negócio. Antes de ser atacado, Alexandre teria tentado separar uma briga entre a pessoa para quem vendeu os animais e um outro homem. Um dos envolvidos bateu com um pedaço de madeira na cabeça do PM, que morreu na hora.
"Eles faziam transações de cavalo. Meu marido gostava muito de cavalo. Ele lhe vendeu alguns e estava vendo a dívida. A questão era essa. Eles já tinham conversado. Ele subiu na moto para ir para casa e foi atingido pelas costas. Ele matou um pai de família, um policial exemplar, que sempre ajudou todo mundo. A família está despedaçada", disse.
Durante sua carreira na corporação, o militar atuou no Regimento de Polícia Montada (RPMont), que lamentou a morte em uma postagem nas redes sociais.
"É com profundo pesar que nos despedimos do nosso querido tenente-coronel Magno. Seu legado de bravura, liderança e dedicação ficará para sempre marcado em nossos corações. Como bom Cavalariano, ele agora galopará no paraíso, encontrando paz e liberdade nos pastos infinitos do céu. Que cada galope ressoe com a força de seu espírito indomável, trazendo consolo aos que ficam e a certeza de que ele está em um lugar de tranquilidade eterna. Sua ausência deixa um vazio imenso, mas suas memórias e feitos heroicos continuarão a nos inspirar e guiar. Que sua alma encontre descanso eterno e que seu exemplo permaneça vivo em nós", diz o texto.
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Alexandre deixa a mulher, dois filhos e uma neta.