Rui Xavier é um dos grandes nomes do jornalismo brasileiroReprodução

Rio - O jornalista Rui Xavier morreu na madrugada deste sábado (1º), aos 79 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul. A causa, no entanto, não foi divulgada.
Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa lamentou. "É com pesar que a ABI comunica o falecimento de seu conselheiro Rui Xavier, na madrugada desse sábado (1º). Junto com seus familiares, colegas e amigos, convidamos para a sua despedida, nesse sábado, das 14h às 18h, na sede da Rua Araújo Porto Alegre, 71, no Centro".
Ao DIA, a jornalista e assessora parlamentar Graça Lago lamentou a perda e contou que Xavier chegou a ser preso durante a ditadura militar, na década de 70. "Nossa amizade foi construída na militância política e na convivência quando eu ia visitar meu tio e meu companheiro, que foram presos junto com o Rui. Ele era um grande amigo", disse.
Trajetória
Nascido em 1945, Rui Xavier teve uma carreira marcada por sua atuação em importantes veículos de comunicação. Durante a década de 1970, atuou na filial da Gazeta Mercantil no Rio de Janeiro, veículo pelo qual cobriu a morte de Vladimir Herzog pelo regime militar, em 1975.
O comunicador também fez parte da equipe do jornal "O Estado de São Paulo", o "Estadão".
Um dos momento mais marcantes de sua carreira aconteceu em 1994, quando participava do programa "Roda Viva", da TV Cultura.
Na ocasião, ele questionou o então governador de São Paulo, Orestes Quércia, sobre o enriquecimento do político. Quércia, que era candidato à Presidência, não gostou da pergunta e, por alguns minutos, os dois trocaram acusações e xingamentos.
Em meio à confusão, o governador não respondeu ao questionamento sobre a fortuna, fazendo com que Xavier insistisse na questão mesmo em um momento acalorado.
Rui Xavier teve uma discussão marcante com o político Orestes Quércia, então governador de São Paulo, em 1994 - Reprodução/Youtube
Rui Xavier teve uma discussão marcante com o político Orestes Quércia, então governador de São Paulo, em 1994Reprodução/Youtube
O político chegou a chamar o jornalista de "safado", que revidou o xingamento. A briga entre os dois é um episódio marcante da TV brasileira e pode ser vista no YouTube.
Confira o momento da discussão: