Morro dos Macacos, em Vila Isabel, é palco de disputa entre facções rivais pelo territórioArquivo/Agência O Dia
Morro dos Macacos volta a ter tiroteio e morador ironiza: 'de volta à normalidade'
Disparos assustaram pessoas que também moram nas proximidades da comunidade, como no Grajaú
Rio - Moradores do Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio, voltaram a ouvir rajadas de tiros na comunidade, no fim da tarde deste sábado (8). Quem mora nas proximidades do morro, como no Grajaú, também se assustou com os disparos.
"Adivinhem quem voltou? Isso mesmo, o tiro em Vila Isabel"; "Só tiraram o recesso de carnaval mesmo. De volta à normalidade", ironizou outra moradora. O Instituto Fogo Cruzado registrou os disparos por volta das 17h35. A Polícia Militar disse que não houve acionamento da corporação até o momento.
O tiroteio acontece pouco mais de uma semana depois que o sobrinho do chefe do tráfico da comunidade foi apreendido durante uma operação das polícias Civil. Segundo as investigações, o adolescente ocupava uma posição de destaque na organização criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). Nas redes sociais, ele exibia um estilo de vida luxuoso, com fotos ostentando joias de ouro, carros e celulares caros, além de imagens e vídeos com armas.
Disputa por territórios
Desde o ano passado, o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP) travam uma disputa pelo controle do Morro dos Macacos. Os conflitos se intensificaram neste ano, com direito a símbolos das facções espalhados pela comunidade.
Atualmente, o TCP domina o morro, mas os constantes tiroteios na área são resultado de uma tentativa de expansão territorial do CV, com traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo, buscando aumentar sua influência. A distância de cerca de 4 km entre as duas comunidades facilita a mobilização dos criminosos.
O traficante Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, o 'Titauro', é apontado como a principal liderança do Comando Vermelho na tentativa de invasão ao morro. Ele é considerado foragido por conta de um mandado de prisão preventiva expedido em maio de 2024, pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.