Um dos principais pontos de contestação foi a nota dada por uma jurada no quesito Samba-EnredoDivulgação

Rio - A Unidos de Padre Miguel realizará um desfile para sua comunidade nesta sexta-feira (14), a partir das 21h, no Ponto Chic, em Padre Miguel, Zona Oeste. A decisão foi tomada como forma de respeito e gratidão aos moradores e a todos os sambistas que demonstraram apoio à escola mesmo com o rebaixamento.
A diretora de carnaval da escola afirmou que, mesmo diante da indefinição sobre sua situação no Grupo Especial, a ação é uma forma de agradecer a todos que se solidarizaram com a escola.

Entenda o caso

A agremiação retornou ao Grupo Especial após 52 anos longe da elite do Carnaval, com um desfile sobre a representatividade religiosa ao abordar a chegada do Candomblé no Brasil e a trajetória de Iyá Nassô. Um dos principais pontos de contestação foi a nota dada por uma jurada no quesito Samba-Enredo, que justificou o desconto alegando "excesso de palavras em iorubá" na letra do samba.
A argumentação foi criticada e interpretada como um caso de racismo religioso, levantando um debate importante entre sambistas, políticos e estudiosos sobre intolerância no Carnaval e a necessidade de mais preparo e diversidade entre os julgadores.

Além desse episódio, a direção também cobra mais "transparência e equidade no processo".