Rio - Internado em um hospital no Maracanã, na Zona Norte, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o músico Abdias Nascimento Filho, mais conhecido como Bida Nascimento, de 71 anos, está precisando de doação de sangue. Para ajudar o artista, que é filho do escritor, ex-senador e teatrólogo Abdias do Nascimento (1914-2011) e da atriz Léa Garcia (1933-2023), familiares e amigos estão promovendo uma campanha nas redes sociais.
fotogaleria
"O Bida está precisando de sangue, precisando de orações e precisando dos amigos”, desabafou Marcelo Garcia, irmão do artista, em uma postagem. Nesta quinta-feira (13), Marcelo informou ao DIA, após finalizar a visita ao hospital, que Bida está em estado "crítico e delicado". A equipe médica, ainda segundo o irmão, também realizou uma ressonância para investigar um possível câncer. "Gostaria de agradecer a todos do Badim pela atenção. Todos estão ajudando muito a mim e ao Bida nesse momento difícil", disse Marcelo.
O músico, que mora no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, sofreu o AVC dias antes do Carnaval. Inicialmente, ele foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra, e depois transferido para o CTI do Badim, em estado grave, com insuficiência respiratória, cegueira e outras complicações.
Bida Nascimento já havia sido internado em outras ocasiões, nos últimos meses, por conta da saúde bastante debilitada.
Procurado pela reportagem, o Hospital Badim informou que Bida "está recebendo todo o atendimento necessário ao seu estado de saúde. Em respeito à privacidade do paciente, o hospital não fornece informações a terceiros sobre o quadro clínico de seus pacientes. Qualquer informação sobre o paciente deve ser solicitada diretamente à família."
Como doar
Para doar sangue, há quatro opções de endereços. No Centro, na Av. Marechal Floriano, 99, das 7h às 18h; na Barra da Tijuca, na Avenida Ayrton Senna, 2159, das 7h às 18h; em Nova Iguaçu, no Hospital da Posse, de segunda a sábado, das 7h30 às 18h; e em Petrópolis, na Rua Dr. Paulo Hervé, 1130, das 7h às 18h.
O código do paciente é 108212250.
*Reportagem do estagiário Rômulo Aguiar, sob supervisão de Raphael Perucci
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.