Cãezinhos nasceram em janeiro e têm sete irmãosDivulgação / Pmerj

Rio - A PM anunciou um concurso para escolher os nomes de dois filhotes - um macho e uma fêmea - do Batalhão de Ações com Cães (BAC), baseado em Olaria, na Zona Norte. A corporação destacou que as datas de início e encerramento da votação serão divulgadas em breve no perfil do BAC no Instagram. A ninhada, da raça pastor belga malinois, nasceu em 9 de janeiro deste ano e é composta por nove cachorrinhos.
Os seguidores poderão escolher os nomes entre três opções para cada cãozinho. Para o macho, foi selecionado Krypto, Kratos ou Kross. Já a fêmea será Kity, Kiara ou Kimera.

Os filhotes - quatro machos e cinco fêmeas - são frutos da “história de amor” entre Nina, de três anos, e Império, de dois, ambos cães farejadores do batalhão. A união dos dois ocorreu no final de 2024, quando ainda estavam em fase de conclusão de treinamento.

Os pequenos seguem os primeiros passos para atuarem no BAC, unidade subordinada ao Comando de Operações Especiais (COE). Os “novos agentes” iniciaram os treinamentos voltados para a atividade de faro, ajudando a localizar armas, drogas e explosivos.
A PM ainda não informou até quando vai a votação.

Atuação e recorde de apreensões

Em 2024, o BAC bateu um recorde histórico ao apreender mais de 24 toneladas de drogas ao longo do ano. O número superou a marca anterior, registrada em 2019, quando foram apreendidas 20 toneladas de entorpecentes.