Porta de banca precisou ser reparada após arrombamento de criminosos no Centro de NiteróiArquivo Pessoal

Rio - As polícias Civil e Militar prenderam oito suspeitos de arrombar bancas de jornais e furtar mercadorias em Niterói, na Região Metropolitana. De acordo com as investigações, os detidos participaram de um arrombamento no último dia 10 e de outro em janeiro.
Ao DIA, a delegada Iasminy Vergetti, da 76ª DP (Niterói), informou que dois autores já estavam presos por delito patrimonial anterior, sendo uma mulher e um homem. Entre os seis restantes, três foram detidos por equipes da delegacia e três pela PM. As prisões ocorreram nesta segunda-feira (17), neste domingo (16) e na última sexta-feira (14), em Niterói.
Os suspeitos foram indiciados por furto qualificado pelo concurso de agentes e pelo rompimento de obstáculo à subtração da coisa. Os inquéritos já foram repassados para o Ministério Público do Rio (MPRJ).
A investigação já identificou um adolescente envolvido nos crimes, assim como o receptador dos produtos furtados. A 76ª DP (Niterói) também indiciou os dois, sendo o primeiro por fato análogo ao delito de furto qualificado.
Segundo a Polícia Civil, os presos ainda são alvos de outras investigações sobre delitos patrimoniais ocorridos na cidade. 

Prejuízo de R$ 2,5 mil
No último dia 10, uma banca de jornais, localizada na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, na esquina com a Rua da Conceição, no Centro de Niterói, foi arrombada e teve boa parte de suas mercadorias - dentre elas balas, doces, cigarros e isqueiros - furtadas. Segundo o responsável pela banca, Ricardo Gomes, houve um prejuízo de R$ 2,5 mil, entre danos na banca e mercadorias levadas.
Esse foi o sexto arrombamento em bancas de jornal somente neste ano. Além disso, aconteceram quatro assaltos a esses estabelecimentos na cidade. 
Números compartilhados pela Associação dos Proprietários de Bancas de Jornais de Niterói (Aproban) confirmam a situação dramática vivida pelos empresários do setor. No ano passado, 48 bancas da cidade na Região Metropolitana foram alvo de ações criminosas, sendo 65% desses episódios casos de arrombamento.