Cristo Redentor é o ponto turístico mais visitado por estrangeiros no BrasilAlexandre Macieira/Riotur
A atração carioca, que completará 100 anos em 2031, ganha ainda mais destaque com o lançamento da campanha da Embratur 'Rio, Cidade Abençoada', feito durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na quarta-feira, 12. O objetivo da ação é promover a capital fluminense no mercado europeu, destacando seu potencial para o turismo religioso e esportivo.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o sucesso do atrativo é mais um impulsionador para a Agência promover a campanha de promoção do Rio como uma Cidade Abençoada.
Cristo Redentor
Em ranking feito com dados da plataforma Similarweb, que mede o tráfego na internet, o Cristo é seguido pelas Cataratas do Iguaçu e pelo também carioca Pão de Açúcar. Na lista, aparecem quatro atrações do Rio de Janeiro – Maracanã e o Museu do Amanhã se juntam aos já citados.
Confira a lista
- Cristo Redentor, com 175,7 mil buscas;
- Cataratas do Iguaçu, com 50 mil buscas;
- Pão de Açúcar, com 43,9 mil buscas;
- Lençóis Maranhenses, com 12,3 mil buscas
- Maracanã, com 12 mil buscas;
- Chapada Diamantina, com 11,5 mil buscas;
- Parque Lage, com 6,9 mil buscas;
- Museu do Amanhã, com 6,3 mil buscas
- Pelourinho, em Salvador, com 5,9 mil buscas;
- Avenida Paulista, com 5 mil buscas
Além disso, os dados espelham o forte crescimento observado na chegada de turistas internacionais ao Brasil em 2024, bem como um aumento para 2025 — o Brasil lidera as reservas de bilhetes para este ano na América do Sul, impulsionado pelos mercados latino e norte-americanos.
Em janeiro deste ano, a Cidade Maravilhosa e os demais destinos do estado fluminense receberam 502.259 turistas estrangeiros, um aumento de 50,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando 333.903 visitantes internacionais desembarcaram por lá.
Os dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal revelam que os turistas vieram principalmente da Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França. O segredo para continuar atraindo tantos visitantes, especialmente no caso da capital, está na combinação de paisagens deslumbrantes, praias icônicas, vida noturna agitada e experiências culturais únicas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as animadas rodas de samba na Lapa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.