Rita Cortez foi eleita presidente do Instituto dos Advogados BrasileirosDivulgação

Rio - A advogada Rita Cortez, fundadora do AJS Cortez & Advogados Associados e conselheira federal da OAB, foi eleita presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) pela chapa Novos Rumos. A eleição, ocorrida nesta segunda-feira (17), definiu a nova gestão para o biênio 2025-2027.

Rita teve 51,28% dos votos válidos, contra 48, 72% do adversário, o advogado Carlos Eduardo Machado. Votaram 79,9% dos associados que estavam aptos a participar do pleito, de forma presencial e pela internet.

Com a vitória, Rita assume pela terceira vez a presidência da instituição jurídica mais antiga das Américas, sendo a segunda mulher a ocupar o cargo em mais de 180 anos de história.
"Assumo a presidência da Casa de Montezuma com a força da advocacia comprometida com a democracia, a inclusão e a construção de um pensamento jurídico moderno, crítico, plural e humanizado, além de manter a projeção do IAB como entidade vanguardista", declarou.

Entre as prioridades da nova gestão, ela destaca a necessidade de fortalecer o IAB como centro de produção de conhecimento e polo educacional, sem prejuízo de sua atuação institucional. “Vamos revitalizar e fortalecer o Instituto, estimular o retorno dos muitos advogados que deixaram a instituição e atrair jovens profissionais, pós-graduados, mestres e doutores. O IAB terá novos rumos com uma geração de profissionais do Direito dedicados à instituição jurídica mais antiga das Américas”, afirmou.

A chapa eleita também reforça o compromisso com a inclusão e a valorização da advocacia feminina. Pela primeira vez na história do IAB, a instituição terá uma mulher negra como oradora oficial: a jurista Soraia Mendes. 

A posse da nova diretoria será realizada em breve.

Confira a composição da diretoria eleita:
• Presidente: Rita De Cássia Sant’anna Cortez
• 1ª Vice-presidente: Adriana Brasil Guimarães
• 2ª Vice-presidente: Ana Amélia Menna Barreto de Castro Ferreira
• 3º Vice-presidente: James Walker Neves Corrêa Júnior
• Secretário-geral: Bernardo José Ferreira Gicquel de Deus
• Diretora secretária-geral adjunta: Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso
• Diretor secretário responsável pelas relações institucionais: Adilson Rodrigues Pires
• Diretor secretário responsável pelas relações governamentais e legislativas: Miro Teixeira
• Diretor secretário responsável por convênios e parcerias: Débora Batista Martins
• Diretor secretário para diversidade e inclusão social: Paulo Fernando de Castro
• Diretor financeiro: Leandro Schuch Silveira
• Diretora cultural e de atividades artísticas: Márcia Dinis
• Diretor de biblioteca: Paulo Joel Bender Leal
• Oradora oficial: Soraia da Rosa Mendes
• Diretor secretário adjunto responsável pelo ESIAB: Ilan Leibel Swartzman
• Diretora secretária adjunta responsável pelas relações universitárias: Ana Paula Araújo de Holanda
• Diretor secretário adjunto responsável pelas relações internacionais: Paulo Fernando Pinheiro Machado