Campanha de vacinação nas escolas contou com a presença da Secretaria de Saúde do Rio na escola Municipal Capistrano de Abreu, no Jardim BotânicoPedro Teixeira/ Agência O Dia

Rio - As secretarias municipais de Saúde e de Educação lançaram, nesta quarta-feira (26), o Programa Vacina na Escola, na Escola Municipal Capistrano de Abreu, no Jardim Botânico. Segundo a prefeitura, o objetivo é estimular a vacinação de crianças e adolescentes na cidade, contribuindo para recuperação das coberturas vacinais e para a proteção contra doenças preveníveis, como o sarampo.
O secretário de Educação Renan Ferreirinha disse que a iniciativa serve para facilitar a vida de pais e alunos. “Muitas vezes a criança não está sendo vacinada, não porque a família não quer, mas porque a rotina dificulta. Com essa parceria muito forte entre a Saúde, a Educação e as famílias, a gente consegue levar a vacina até a escola, e consegue um grande resultado para a nossa cidade", afirmou Renan.
Todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações estarão disponíveis. Entre elas: meningo C, tríplice viral, varicela, febre amarela, hepatite A, pentavalente, pneumo 10, poliomielite, rotavírus, Meningo ACWY e HPV.
Todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações estarão disponíveis - Pedro Teixeira/ Agência O Dia
Todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações estarão disponíveisPedro Teixeira/ Agência O Dia
A pequena Nicole Silva de Oliveira Alves, de apenas 10 anos tomou as vacinas da febre amarela e HPV na manhã de hoje na Escola Municipal Capistrano de Abreu. E mesmo deixou um recado para os cariocas: "As vacinas ajudam a gente a não pegar muitas doenças. Seja criança ou adulto, a gente está protegido. É muito importante tomar todas as vacinas! Se vacinem!".
A ação tem programação diversificada, incluindo atividades lúdicas de conscientização e orientação sobre o combate à dengue, voltadas para todos os níveis da rede municipal de educação. Entre as atividades estão apresentações teatrais, quizzes, gincanas, oficinas de arte, rodas de conversa e exposições. Além disso, o evento contará com apresentações do RAP da Saúde, um projeto da SMS que visa promover a saúde entre adolescentes e jovens, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.
A ação inclui atividades lúdicas de conscientização e orientação sobre o combate à dengue - Pedro Teixeira/ Agência O Dia
A ação inclui atividades lúdicas de conscientização e orientação sobre o combate à denguePedro Teixeira/ Agência O Dia
"Essa é uma oportunidade valiosa para educar nossas crianças sobre a importância da vacinação e do combate a várias doenças, promovendo uma cultura de saúde consciente desde cedo", destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Os pais e responsáveis podem mandar a autorização com as cadernetas de vacinação ou até participar da ação, fortalecendo assim o envolvimento da comunidade. O projeto abrange as unidades da rede municipal, mas escolas particulares que tenham interesse em receber as equipes também podem solicitar a participação no programa.