Marlene de Paiva Teixeira, de 81 anos, foi levada à 23ª DP para cumprimento de mandado de prisãoReprodução
Idosa de 81 anos é presa por forçar vítima a fazer empréstimos e saques no Cachambi
Ela se aproveitou da aparência frágil para alegar que precisava de ajuda; filho também foi detido
Rio - Marlene de Paiva Teixeira, de 81 anos, foi presa, nesta terça-feira (25), em um imóvel em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, por extorquir uma senhora de 65 anos em agosto de 2024, no Cachambi, na Zona Norte. O filho da suspeita, Holywaldo Bruno de Paiva Macedo, de 40 anos, acabou capturado na mesma ocasião. Uma terceira integrante do grupo é procurada.
De acordo com as investigações da 23ª DP (Méier), onde a ocorrência foi registrada, Marlene - que já possuía passagens por furto, roubo, extorsão, estelionato e associação criminosa - se aproveitou da idade avançada e da aparência frágil para abordar a vítima dizendo estar perdida e pedindo ajuda. Em seguida, Holywaldo e a outra comparsa, afirmando estarem armados, a forçaram a entrar em um carro.
Dentro do automóvel, o trio roubou pertences da mulher e a levou a uma agência bancária, onde a forçaram a contratar empréstimos e sacar todo o dinheiro da conta corrente. A ação durou mais de uma hora.
A partir da denúncia, os policiais buscaram imagens do local da abordagem e da agência, o que permitiu a identificação dos envolvidos. A vítima também reconheceu mãe e filho.
O delegado Luiz Jorge Rodrigues da Silva, titular da 23ª DP, contou que, após a captura de mãe e filho, uma pessoa procurou a distrital informando ter sido vítima do grupo na Abolição, também na Zona Norte, em abril do ano passado: "Tem mais vítimas... em outras localidades", acrescentou ele.
Marlene, apesar dos 81 anos, é apontada como a chefe da quadrilha e a voz de comando nas ações. Após cumprimento de mandados de prisão preventiva, ela e Holywaldo foram encaminhados nesta quarta ao sistema prisional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.