Agentes da PF rastrearam a origem das mídias e chegaram à residência do suspeitoDivulgação / PF

Rio - A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (1º), um mandado de busca e apreensão em São Cristóvão, na Zona Norte, como parte de uma investigação sobre crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso infantojuvenil. O alvo, um homem de 60 anos, teria divulgado mais de 10 mil fotos e vídeos deste conteúdo na internet.

Durante a ação, coordenada por policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber), com apoio do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), foram apreendidos dispositivos de armazenamento e um celular, que passarão por perícia técnica.

As apurações da Operação Censura começaram após a identificação da circulação recente desse tipo de conteúdo online. A partir disso, os agentes rastrearam a origem dos arquivos e chegaram à residência do investigado, que não teve a identidade divulgada.

O idoso responderá pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias com cenas de abuso sexual infantojuvenil. As penas podem chegar a 10 anos de prisão.
No último dia 12, um homem foi preso na Tijuca, também na Zona Norte, por guardar cerca de mil arquivos com cenas de abuso sexual infantil.

Vale ressalta que o simples fato de armazenar esse tipo de imagens e vídeos já é considerado crime hediondo e não permite fiança.