Mural que retrata a Revolta dos Malês fica na GamboaDivulgação

Rio - O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) realizará, neste domingo (6), a partir das 10h, com entrada franca, um evento para celebrar a restauração do mural "A Revolta dos Malês", que representa um dos momentos mais importantes do povo negro na resistência contra a escravidão. Na ocasião, também será prestada uma homenagem ao ator Antônio Pitanga, retratado na obra, com a exibição de um documentário.
O mural representa o maior levante organizado de escravizados nas Américas, ocorrido em Salvador, na madrugada de 24 para 25 de janeiro de 1835. A obra é assinada pelos artistas Juliana Fervo, Kajaman e Negro Muro (Cazé e Cesar Mendes), com pesquisa iconográfica de Pedro Rajão (Negro Muro).
Retratado como o líder dos Malês, Pacífico Licutan, Antônio Pitanga será exaltado com a exibição do documentário "Pitanga", dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga. O longa investiga sua trajetória e a participação em momentos de grande efervescência do cinema brasileiro, tendo sido dirigido por cineastas como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. O evento será encerrado com a apresentação do grupo Nabêra Samba.
Inaugurado em 2017, por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, o MUHCAB é um dos 15 pontos de memória que compõem a Pequena África, na Região Portuária. O museu, que fica na Rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa, mantém um acervo de aproximadamente 2,5 mil itens, incluindo pinturas, esculturas e fotografias, além de trabalhos de artistas plásticos contemporâneos.
Programação:
10h–11h: Filme / Trailer (Auditório)
11h–12h30: Reinauguração do mural homenageado: Pitanga
11h: Abertura do bar e da cozinha
12h30: Passagem de som Time Nabêra / Playlist Pedro Rajão
13h: Nabêra Samba
15h30: Entrega do prêmio de teatro ao ganhador do IV Festival Fluminense de Monólogos
16h30: Nabêra Samba
19h: Encerramento do evento