ONG no Morro da Providência recebeu diversos itens esquecidos por passageirosDivulgação

Rio - A ONG Providenciando a Favor da Vida, localizada no Morro da Providência, no Centro, recebeu uma grande doação de itens esquecidos por passageiros que usam as barcas. A lista inclui bicicleta, livros, roupas, mochilas, calçados, brinquedos e outros objetos.
O material foi cedido pela concessionária CCR Barcas, que encerrou a operação do modal no dia 11 de fevereiro. Todos os 150 itens permaneceram na seção "achados e perdidos" por mais de 30 dias, tempo limite para a devolução, aguardando seus donos que, por alguma razão, não voltaram para recuperá-los.
"Somos gratos por essa iniciativa. Os itens doados certamente farão a diferença no apoio às famílias atendidas pela ONG. As doações são sempre importantes para quem as recebe e mostram que atitudes simples podem transformar vidas. Juntos, podemos construir um futuro melhor para muitas pessoas", destaca Raquel Spinelli, fundadora da ONG.
Nas próximas semanas, a concessionária VLT Carioca também fará doações a uma instituição com o mesmo perfil. No VLT, todos os objetos esquecidos são catalogados, armazenados e podem ser requisitados em até 90 dias. Depois deste período são destinados à doação. A expectativa é de que o processo seja finalizado até mês que vem.
"Além de proporcionar um destino aos objetos esquecidos, essa iniciativa reforça que pequenos gestos podem ter um impacto significativo", afirma Ivana Carvalho, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo CCR.
Saiba como recuperar algo perdido no VLT
Caso um passageiro encontre ou esqueça um objeto em alguma estação, parada ou composição do VLT, o processo de devolução é simples. Para quem encontra algum objeto esquecido, acionar um agente de estação é o primeiro passo para garantir a entrega segura.
Já para quem perdeu um item, é necessário entrar em contato com o setor de "Achados e Perdidos", através do e-mail achadoseperdidos.vlt@grupoccr.com.br, informando as características do objeto, o horário e a linha em que perdeu.
Se for encontrado, o setor fará contato com o cliente. Após a comprovação da veracidade, documentos pessoais são solicitados para registro no formulário de devolução, facilitando o processo de retirada.