Força-Tarefa do Governo do Estado presta apoio a Angra dos ReisMarcelo Regua

Rio - O Governo do Estado está oferecendo apoio integral aos municípios mais atingidos pelas chuvas nas regiões da Costa Verde, Serrana e Baixada Fluminense. A Defesa Civil encaminhou, neste sábado (5), materiais de ajuda humanitária para diferentes cidades.
Ao todo, 800 itens foram disponibilizados para Angra dos Reis, com colchões, garrafas de água, fronhas, travesseiros, cobertas e lençóis. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está enviando ao longo do dia 2.000 cestas básicas, colchões, kits de limpeza e de higiene pessoal. Além de 500 fardos de água.


A região da Costa Verde registrou nas últimas 24 horas 275.4 mm de chuva, segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Já a cidade de Duque de Caxias, 126.7 mm neste mesmo período.

"São índices consideráveis para 24 horas. Por isso, nossa atenção é total, ativando e mobilizando as secretarias para acompanhar e apoiar as prefeituras", enfatizou o governador Claudio Castro, que segue em Petrópolis para monitorar o cenário das chuvas em todo o estado.

Na noite desta sexta-feira (4), a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, também acondicionou materiais de ajuda humanitária em caminhões para entrega na Região Serrana. A mobilização tem o objetivo de deixar os veículos carregados, com os donativos, já posicionados em locais estratégicos, para diminuir o tempo-resposta.

Cenário atual

Há ocorrência de chuvas moderadas a fortes nas regiões da Baixada Litorânea, Capital, Angra dos Reis, Meropolitana, Noroeste e Baixada Fluminense. A temperatura mínima registrada foi de 13,7°C em Petrópolis.

A passagem da frente fria deixou o tempo instável no estado. Para a manhã e tarde são esperadas pancadas de chuvas moderadas a forte de forma isolada, acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento. A temperatura máxima prevista é de 27°C na Região Norte.

Risco hidrológico

Permanece o risco hidrológico muito alto nas regiões Costa Verde (Angra dos Reis), Baixada Fluminense (Duque de Caxias e São João de Meriti), Baixada Litorânea (Rio das Ostras) e Capital.

Há a previsão de risco hidrológico alto a muito alto para todas as regiões do estado, com possibilidade de elevação e transbordamento dos níveis dos rios.