Obra reposiciona estátua de Arariboia para frente das águas da Baía de GuanabaraDivulgação

Rio - A estátua do índio Arariboia, símbolo histórico da cidade de Niterói, 'mudou' de lugar nesta quinta-feira (10) depois de mais de 50 anos. A alteração abre espaço para a construção de uma ciclovia e faz parte das obras de revitalização da Orla Centro e de modernização da Avenida Rio Branco.
Arariboia foi colocado de frente para a Baía de Guanabara, com o "olhar" na direção das águas. Segundo o prefeitura, a ideia é reforçar o papel simbólico da figura como protetora da cidade. O monumento, que ficava perto da estação das barcas,  agora está em uma área de contemplação da orla, na altura do prédio dos Correios, entre as ruas Aurelino Leal e José Clemente.
Quem foi Arariboia?
Arariboia liderou a tribo do Temiminós na luta ao lado dos portugueses para expulsar os franceses da Baía de Guanabara. Como recompensa, recebeu as terras nas quais, hoje, fica a cidade de Niterói. Sua estátua, erguida em homenagem a esse legado, agora ganha novo destaque na paisagem urbana.
Segundo a secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, Dayse Monassa, a estátua de Arariboia foi inaugurada em 1973, substituindo um busto que havia sido instalado na Praça Arariboia em 1914, fruto de um movimento popular.