Cleide Victorio registou a ocorrência na Decradi, nesta terça-feiraReprodução / Reses sociais
Servidora de Niterói denuncia ataque racista em vídeo publicado nas redes sociais
Canal "Fênix Live Stream" utilizou uma foto de Cleide Victorio em uma publicação em tom de chacota
Rio - A servidora Cleide Victorio, funcionária da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói, denunciou um caso de racismo que sofreu por parte do canal "Fênix Live Stream", na plataforma YouTube. Na terça-feira (8), a vítima esteve na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Centro do Rio, para registrar a ocorrência.
O vídeo publicado pelo canal traz um quadro de "Qual você prefere" com duas opções, conteúdo que se popularizou nas redes sociais. No entanto, logo em seguida, aparece uma foto de Cleide e outra mulher, perguntando, em tom de chacota, se o espectador prefere ser negro ou branco.
O perfil ainda publicou um vídeo com o mesmo conteúdo pelo Instagram e recebeu mais de 500 mil curtidas. Nas duas plataformas, há comentários racistas. "Prefere ser negro ou humano", comentou um usuário. "Como eu gosto de ser limpo, vou ser branco", disse outro.
Ao registrar o caso na delegacia, Cleide esteve acompanhada do subsecretário municipal de Igualdade Racial, Oto Bahia. Em vídeo publicado por ele, a servidora lamentou os ataques e reforçou a luta diária contra o racismo.
"Mais uma vez, estamos passando por isso e dentro de uma rede que pega o mundo inteiro. Essa exposição desnecessária, desagradável. É a Cleide que é mãe, filha, que tem esposo, que tem pessoas que precisam dela e a gente luta todo dia contra esse preconceito. Não é só a Cleide, são todas as mulheres. Até quando vamos ter que aceitar isso? Chega. A gente tem que dar um basta isso", desabafou.
Em nota, a Polícia Civil informou que a investigação está em andamento para esclarecer os fatos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.