Aparelhos começaram a ser trocados em academia da terceira idade Divulgação

Rio - A Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) deu início a um programa de revitalização das academias da terceira idade localizadas em praças da cidade. A iniciativa visa recuperar equipamentos danificados e melhorar a infraestrutura dos espaços voltados à prática de atividades físicas.
De acordo com a prefeitura, o PRATI, como foi batizado o programa, começa simultaneamente em quatro regiões: Praça do Lido, em Copacabana, na Zona Sul; Praça Aguirre Cerda, no Bairro de Fátima, no Centro; Engenhão, na Zona Norte; e Praça João Wesley, em Inhoaíba, na Zona Oeste.
As intervenções incluem a manutenção, pintura, soldagem, reforço na iluminação, paisagismo e requalificação dos aparelhos. Atualmente, o município conta com 1.359 academias da terceira idade.
Entre os principais benefícios das academias ao ar livre estão o fortalecimento muscular, a melhora do equilíbrio, da mobilidade, da flexibilidade e da coordenação motora. Além disso, a prática regular de exercícios nesses espaços contribui para a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e promove ganhos significativos para a saúde mental, o convívio social e a autoestima.
"A revitalização desses espaços é essencial para estimular uma rotina mais ativa e saudável entre os nossos idosos. Com o PRATI, queremos garantir que as academias estejam preparadas para acolher a população com conforto, segurança e qualidade", afirma Felipe Michel, secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.