Ovos de Páscoa e bombons são os itens mais procurados pelos consumidoresReprodução / Freepik
Semana marca início das tradições de Páscoa
Religiões possuem formas diferentes de celebrarem a data
Rio - Com a semana santa chegando, as tradições e comemorações de Páscoa começam a tomar conta de praticamente tudo o que vivemos. Entretanto, existem formas diferentes de celebrar a data, por conta dos diferentes tipos de religião.
No Cristianismo, católicos, protestantes e ortodoxos costumam celebrar a Páscoa, e muitos consomem ovos de chocolate como parte da tradição cultural, embora isso não faça parte da liturgia religiosa, mas sim de costumes populares.
Durante a Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa), alguns cristãos evitam certos alimentos, mas essa restrição normalmente termina no Domingo de Páscoa. Os ovos de chocolate são vistos como um símbolo moderno de renascimento e celebração, não sendo proibidos. Entretanto, algumas vertentes cristãs acreditam que os símbolos como os ovos e os coelhos acabam atrapalhando o verdadeiro foco da data, que é a ressurreição de Cristo.
"Esses símbolos possuem diferentes origens, mas nenhuma delas está ligada à Páscoa cristã. E não podemos espiritualizá-los. O mundo consumista em que vivemos incentiva a compra de coelhos de pelúcia e guloseimas. O grande problema não está em comer chocolates ou não, e sim em permitir que esses símbolos aparentemente inocentes roubem a cena do verdadeiro protagonista da Páscoa: Jesus! Ele sim deve ser o centro das nossas atenções, e nesse período mais do que nunca", revelou um membro de uma igreja evangélica.
Já as Testemunhas de Jeová não celebram a Páscoa por considerarem que ela tem origens pagãs e não é uma prática cristã verdadeira. Portanto, não consomem ovos de chocolate como parte da Páscoa, não por causa do chocolate em si, mas por não participarem da celebração.
Os judeus não celebram a Páscoa cristã, e sim o Pessach (Páscoa judaica), que tem outros rituais e significados. Durante o Pessach, há restrições alimentares rigorosas. No islamismo, hinduísmo, budismo e xintoísmo também não celebram a Páscoa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.