Grupo criminoso impõe um clima de terror na comunidade Para-PedroReprodução / Google Street View

Rio - Em ação realizada na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Civil prendeu quatro suspeitos e apreendeu armas e drogas na comunidade do Para-Pedro, em Irajá, na Zona Norte. A operação tenta desarticular uma quadrilha especializada em roubos de cargas e veículos.

As equipes saíram às ruas com o objetivo de cumprir mandados de prisão contra foragidos da Justiça que fazem parte de uma organização envolvida em diversos crimes, como tráfico de drogas, porte ilegal de armas, homicídios e roubos. A investigação segue em andamento para localizar esconderijos de armas e entorpecentes, além de identificar possíveis automóveis e carregamentos roubados escondidos na comunidade.

De acordo com a corporação, o grupo impõe um clima de terror na região, cobrando por serviços básicos, instalando barricadas em ruas e empregando violência contra moradores. A quadrilha também protagoniza confrontos com facções rivais.

A busca foi coordenada pela 27ª DP (Vicente de Carvalho) e contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC).

A ofensiva faz parte da segunda fase da Operação Torniquete, que tem como foco combater crimes de roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, que financiam as atividades das facções criminosas.
Desde setembro do ano passado, mais de 490 pessoas foram presas, além de cargas e veículos recuperados, com valor estimado em R$ 35 milhões. Também já foram bloqueados mais de R$ 70 milhões em bens e contas vinculadas às atividades de bandidos.