Renan Alexandre aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripeReginaldo Pimenta/Agência O DIA
Os locais de imunização ficarão montados durante dois dias, das 8h30 às 16h, fora da área controlada, sem a necessidade de passar pelas catracas das estações para receber as doses.
Ao DIA, o vendedor Renan Alexandre Moreira, 34 anos, que estava indo para o trabalho, revelou que aproveitou a oportunidade para garantir a proteção contra a gripe.
"Todo ano que tem essa oportunidade de tomar essa vacina, eu quero tomar. Porque onde eu moro, a gente fica muito gripado e como eu trabalho com o público, com clientes, por causa das vendas, eu acho super importante estar se vacinando. E como eu trabalho aqui em Botafogo, todo ano tem essa campanha aqui no metrô, então quando eu tenho a oportunidade eu vou, inclusive estou correndo aqui para o trabalho", contou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a campanha pretende proteger inicialmente os grupos prioritários, que são acometidos de forma grave pela gripe.
"A gripe é uma das doenças que mais causam internação no município do Rio de Janeiro. Só esse ano, ela fez nove óbitos e 64 casos de síndrome respiratória aguda grave com internação. O objetivo é que a gente mantenha a nossa população livre da gripe. O inverno está chegando, os números de casos de gripe se multiplicam e a gente precisa manter a nossa população protegida", afirmou.
De acordo com a SMS, a mobilização tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação e levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas, além de prevenir os cariocas contra as duas doenças. Para se vacinar, os interessados devem apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
Quem pode se vacinar?
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, podem se vacinar contra a gripe nos pontos.
Já a imunização contra o sarampo tem como público alvo a população adulta, na faixa etária de 18 a 59 anos, ou quem tem até 29 anos e recebeu apenas uma dose, de modo a completar o esquema vacinal com a segunda.
Outros locais de imunização
Os imunizantes também estão disponíveis nas 240 salas de vacinação em unidades de saúde e no Super Centro Carioca de Vacinação: unidades Botafogo, com funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h, e Campo Grande, localizado no ParkShopping Campo Grande, de domingo a domingo, de acordo com o horário do centro comercial.
Nos últimos dois anos, a parceria entre a SMS e o MetrôRio resultou em mais de 20 mil doses aplicadas. Em caso de dúvidas, o paciente pode buscar a unidade de saúde para as devidas avaliações e orientações.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.