Jozimar Ramos Botelho, 31, estava escondido em uma casa em Cachoreira de MacacuReprodução

Rio - A Polícia Civil prendeu Jozimar Ramos Botelho, de 31 anos, considerado foragido por matar a própria companheira, no Morro do São João, no Engenho Novo, na Zona Norte. Ele era procurado desde dezembro do ano passado pelo feminicídio de Mizaele da Silva Sousa e foi localizado nesta terça-feira (15), em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana. 
O crime aconteceu em agosto de 2024, quando Jozimar deu uma facada no pescoço de Mizaele, após uma discussão dentro da casa dela, no Morro do São João.  O caso foi investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e, em dezembro, a 4ª Vara Criminal da Capital expediu um mandado de prisão preventiva.
À época, a Justiça alegou que o criminoso agiu de "modo traiçoeiro", por ter retornado à casa da vítima com uma faca e esperado ela chegar para reiniciar uma discussão. Jozimar escolheu um momento em que a companheira estava vulnerável para realizar o ataque, demonstrando que o crime foi premeditado e cometido com "frieza". 
Além da morte de Mizaele, a decisão judicial destacou que o homem já havia cometido outro homicídio e tinha um perfil "violento e insensível às normas de convivência social". Desde que o mandado foi expedido, Jozemar era monitorado pela 25ª DP (Engenho Novo), que conseguiu traçar o paradeiro dele, após descobrir que ele havia sofrido um estelionato.
Os agentes da distrital conseguiram localizar o foragido em uma casa no interior de Cachoeiras de Macacu e ele não resistiu à prisão. "A captura do foragido reafirma o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento à violência contra a mulher. Hoje, entregamos uma resposta à família de Mizaele, o autor está preso e será responsabilizado", disse delegado titular da 25ª DP, Hilton Alonso.