Pedro Arieta ajudou atleta que passava mal a terminar a maratona de BostonReprodução / Redes Sociais

Rio - Um brasileiro viralizou nas redes sociais por ajudar um homem, que estava passando mal, a terminar a maratona de Boston, uma das principais corridas de rua do mundo. Morador de Niterói, cidade da Região Metropolitana, Pedro Arieta, de 34 anos, escolheu abandonar sua meta de tempo para auxiliar o atleta.
A corrida, realizada na última segunda-feira (21) nos Estados Unidos, reuniu cerca de 30 mil competidores. Durante seu preparo, Arieta decidiu que o objetivo era terminar os 42 km com um tempo menor que 2h40. Nas redes sociais, ele contou que o começo da prova foi empolgante para cumprir a meta. 
"A gente sempre busca performance. Eu não quis botar uma meta muito clara, mas tinha ambição de fazer 2h34 ou 2h35. Estava até abaixo disso, tentei me controlar e fazer a prova com estratégia. Eu sabia que os primeiros 5 km e 10 km tinham que ser controlados. Estava confortável, com um batimento controlado e aliviava nas subidas. Fui bem até o km 25, estava abaixo [do tempo]", destacou.
Contudo, faltando poucos metros para finalizar a maratona, Pedro encontrou um atleta passando mal, que chegou a cair no chão. Sem imaginar que estaria sendo filmado, ele parou, ajudou o corredor a levantar e acompanhou o homem no percurso que faltava.
"Nunca havia feito uma prova com tanto apoio como essa. Eram inúmeras crianças na rua, incrivelmente felizes quando batíamos high five. Eram várias famílias nas portas de casa entregando comes e bebes. Eram milhares e milhares de pessoas gritando pra gente durante todo o percurso. A maratona de Boston me surpreendeu de inúmeras formas. Ela me relembrou que o esporte é muito mais coletivo do que imaginamos. Era impossível passar correndo ao lado de alguém que precisava de ajuda para atingir a tão sonhada linha de chegada e não o ajudar a completar a maratona", contou.
Logo após completar a corrida, Arieta foi compartilhar o feito com a mulher, a atleta Luíza Cravo, que assim como ele participou da maratona.
"Alguém precisou de ajuda, ele ajudou, simples assim. Não fez o menor drama pra me contar e não fazia a menor ideia que tinha alguém filmando. É o que eu falei gente, esporte é isso! Essa é a essência. A perfomance pode esperar. E vocês não tem noção do quanto eu ouvi o Arieta falar de 2h40. Um ciclo inteirinho de muito treino (e eu nunca o vi tão dedicado). Meu digníssimo marido é muito pilhado e muito competitivo, mas ele sabe perfeitamente bem o que é prioridade. É isso, tô orgulhosa, mas nenhum pouco surpresa", postou nas redes sociais.
Pedro terminou a maratona com um tempo de 2h41. Agora, o casal, que já voltou para Niterói, pretende se preparar para a próxima corrida. "A gente corrige os erros dessa e nos divertiremos ainda mais", escreveu o atleta.