Polícia Ambiental descobre fábrica de gelo que tinha luz e água sendo furtada e vazamento de amônia em AcariPedro Teixeira/Agência O DIA

Rio - A Polícia Militar, em apoio a agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de outras concessionárias de serviços públicos, realizou, na manhã desta segunda-feira (28), em Acari, na Zona Norte, uma corporação a fim de evitar confrontos entre facções criminosas rivais, cumprir mandados de prisão, apreender armas e drogas, coibir roubos e furtos de veículos e cargas e realizar vistorias e fiscalizações na região. Segundo relatos de moradores, houve intenso tiroteio na região.
No local, equipes do 41ºBPM (Irajá) se depararam com homens armados e houve confronto. Durante a ação, um suspeito acabou ferido, sendo socorrido sob custódia ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Ele foi identificado como Joni Vasconcellos, mas a Secretaria de Estado de Saúde informou não ter registro de entrada de paciente com tal nome, o que inviabiliza informações sobre o estado de saúde dele.
Com o homem, uma foi pistola foi apreendida. Além disso, os agentes também prenderam outro suspeito e apreenderam um fuzil, outra pistola, 10 carregadores, quatro lunetas, munições e um rádio transmissor.
Ainda na comunidade, a Polícia Ambiental descobriu uma fábrica de gelo que tinha luz e água sendo furtadas, além de vazamento de amônia. 
Questionado, o Inea comunicou que não há saldo operacional a divulgar, já que a incursão, a principio, foi apenas para "apuração e inteligência". Sobre a fábrica, o instituto afirmou que não pode passar detalhes no momento.
Escolas e clínicas impactadas
Devido ao confronto, a Secretaria Municipal de Educação informou que cinco escolas tiveram as aulas suspensas.
Além disso, três unidades de saúde que atendem a comunidade, entre clínicas da família e centros municipais de saúde, suspenderam o funcionamento ou atividades externas nesta manhã. Procurada, a pasta não retornou para atualizar o cenário na região.