Governo do Estado realizou uma coletiva para divulgação do esquema de segurançaReprodução/Redes sociais
Assim como foi realizado na apresentação de Madonna, pórticos de revista serão montados pela Polícia Militar para revistas nos pontos de entrada, onde todos devem passar. Não será permitida a entrada de objetos cortantes, inflamáveis e garrafas de vidro.
Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da PM será montado na Praça do Lido. No dia do show, algumas ruas do bairro serão fechadas para pedestres.
Os agentes também vão utilizar drones e câmeras de reconhecimento facial, que vão enviar imagens em tempo real para o Centro Integrado. Gravações de câmeras de monitoramento da Prefeitura e da Polícia Militar também serão enviadas.
Entre o Posto 6 e o Leme, as ruas transversais vão fazer parte do cinturão de proteção, que irão contar com revistas para passagem e barreiras. A partir das 11h de sábado, 18 ruas serão totalmente bloqueadas e os transeuntes não conseguirão acessar a praia por meio delas.
Em outras, os PMs vão revistar o público com detectores de metais e contarão com auxílio do reconhecimento facial para identificar possíveis foragidos da Justiça.
Os agentes da Lei Seca e do Segurança Presente vão intensificar a atuação. A operação Lei Seca vai fortalecer as blitzes durante o evento, com um aumento do número de fiscalizações durante o feriado, principalmente na Região Metropolitana do Rio. Também serão promovidas ações educativas para conscientizar a população sobre o risco de misturar álcool e direção, tanto nas praias durante o dia, quanto à noite durante o show.
O efetivo do Segurança Presente operante no bairro de Copacabana será multiplicado por 8, sendo 80 policiais em 40 viaturas. Eles ficarão posicionados em vias de grande circulação, nas barreiras de acesso à praia e nas entradas dos principais hoteis do bairro.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros contará com 400 militares posicionados por toda a extensão da praia, preparados para agir em três frentes: terrestre, aérea e marítima, com o objetivo de garantir a segurança do público estimado em mais de 1 milhão de pessoas. Serão três unidades operacionais de prontidão para emergências relacionadas ao show: o 3º Grupamento Marítimo de Copacabana, o 17º Grupamento de Bombeiros Militar de Copacabana e o 1º Grupamento Marítimo de Botafogo.
Ao todo, 12 postos de guarda-vidas estarão ativos antes, durante e após o evento, garantindo o socorro imediato a banhistas e frequentadores da orla. Também serão empregadas aeronaves, ambulâncias, viaturas de pronto emprego e resposta, quadriciclos, motos aquáticas, barcos infláveis, lanchas, viaturas de busca e salvamento, além de veículos para combate a incêndios – incluindo escadas mecânicas com alcance de mais de 40 metros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.