O homem aparece arrastando a cadela que está com uma corda no pescoçoReprodução

Rio - O homem flagrado arrastando uma cadela por uma corda no pescoço, em Guaratiba, na Zona Oeste, negou que tivesse matado o animal. Em depoimento na 43ª DP (Guaratiba), ele alegou que localizou Farol, de 12 anos, já sem vida e deixou o corpo em uma área de mata.
O suspeito se apresentou na delegacia nesta segunda-feira (28), quando as imagens do caso viralizaram. De acordo com a delegada Márcia Julião, novas testemunhas serão ouvidas em breve e os agentes aguardam o resultado do exame de necropsia para descobrir a causa da morte da cadela. A investigação segue em andamento, com o homem em liberdade.
O caso aconteceu na sexta-feira passada (25) na Rua Caminho do Areal, próximo a um campo de futebol. Uma câmera de segurança flagrou o homem saindo de um salão de festas com a cachorra amarrada. Ele seria um dos convidados de um evento que acontecia no local. Os proprietários disponibilizaram as filmagens para a família e não teriam envolvimento com o caso.
Veja o vídeo:
De acordo com o advogado Rodolfo Calzolari, que representa o suspeito, o animal já estava morto dentro da casa de festas, o que assustou as crianças que estavam no local.
"A forma como o animal foi carregado se deu exclusivamente pelo fato de estar sujo de lama e com ferimentos, o que exigiu cuidado no manuseio. Em nenhum momento houve qualquer atitude de desrespeito ou maus-tratos. O mesmo reafirma que, em nenhum momento, teve qualquer intenção de maltratar o animal, tampouco de agir de forma negligente. Sua conduta visava exclusivamente proteger as pessoas presentes e lidar com uma situação delicada da melhor forma possível", disse.
Ao DIA, a design de sobrancelhas, Thamyris Oliveira, de 23 anos, disse que Farol já não enxergava devido à idade avançada e que ela pertencia a sua mãe, que a procurou desesperadamente. A cadela fugiu por volta das 22h e as imagens foram flagradas a partir das 23h20.
"Minha mãe procurou ela por toda parte, porque ela é cega e já é velha. Até que vizinhos viram quando um homem saindo de dentro do salão de festa arrastando a cachorra pela corda, enforcou ela numa crueldade sem tamanho, matou e jogou ela no meio do mato. Meu coração está em pedaços! Esse homem ainda foi super grosseiro com dois meninos que viram tudo, ameaçou e xingou, pegando arma da cintura para amedrontar", explicou.
Thamyris reforçou ainda que a família quer justiça. "Essa maldade não vai ficar impune, quero que ele pague pela maldade que fez com a cachorra da minha mãe, um ser que não fazia mal a ninguém. Ela era cega, andava batendo nas coisas na frente dela, um animal sem apresentar nenhum perigo ou risco, um animal indefeso, inocente. Quero esse monstro na cadeia, o que ele fez não tem explicação", lamentou.
A tutora do animal também prestou depoimento na 43ª DP (Guaratiba).