Rio - Personalidades do mundo artístico lamentaram nas redes sociais a morte da cantora Nana Caymmi na noite desta quinta-feira (1º). A artista estava internada na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul, desde agosto de 2024, tratando de complicações decorrentes de uma arritmia cardíaca.
O autor de novelas Walcyr Carrasco escreveu: "A música brasileira silencia por um instante em respeito à partida de Nana Caymmi. Que sua voz siga ecoando onde houver saudade. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores".
O cantor Djavan também prestou homenagem à cantora e afirmou que perdeu uma amiga. "O Brasil perde hoje uma de suas maiores cantoras e eu, uma amiga. Descanse em paz, Nana querida. Vamos sentir muito sua falta, sua voz continuará a tocar nossos corações", lamentou.
A autora Glória Perez também postou um texto em homenagem a Nana e disse que sentirá saudade "Grande em sua arte e grande em sua humanidade também. Nana, amiga querida, irmã, vou morrer de saudade do seu canto, da sua irreverência", publicou.
A atriz Maitê Proença foi outra famosa que fez questão de se manifestar: "Ah, Nana! O céu vai entrar em festa a hora que você chegar cantando. E depois imagino os reencontros, com tantos amigos que você vai botar pra rir com aquelas tiradas inigualáveis. Vai na luz, queridona".
A atriz, diretora e escritora Beth Goulart publicou um vídeo de uma apresentação de Nana Caymmi cantando a canção 'Não se esqueça de mim' e afirmou que o "mundo segue mais triste e menos sensível".
"Perdemos Nana Caymmi, uma cantora que colocava sua alma em seu canto, seus pensamentos em sua voz, sua opinião em suas atitudes. Uma personalidade forte e livre que imprimia em sua arte toda a multiplicidade de emoções da vida, dominava as palavras como uma intérprete única e inigualável", escreveu.
"Perdemos uma grande voz, uma das maiores cantoras do nosso tempo, aliás soube cantar o tempo como ninguém. Um gênio, uma lenda, uma presença inesquecível e eterna como sua música. O mundo segue mais triste e menos sensível sem você, siga na luz de sua arte amada, Nana Caymmi. Siga na paz para a dimensão da eternidade. Meus sentimentos a toda a família, minha alma chora sua partida e sua ausência", concluiu.
A cantora Daniela Mercury compartilhou um vídeo de uma apresentação ao lado de Nana e escreveu: "Nana Caymmi é uma das vozes mais importantes da música do mundo. É uma intérprete única, que cantou com a doçura da brisa do mar da Bahia e com a força do vento. Vai fazer muita falta na cultura brasileira. Um beijo em toda família Caymmi que eu amo tanto".
Mais uma cantora que lamentou a perda foi Alcione, resgatando uma sequência de registros ao lado de Nana. "Eu perdi uma grande amiga hoje. O Brasil perdeu a voz. Quem poderá esquecer Nana Caymmi. Minha amiga, vai com Deus, Nossa Senhora e o Divino Espírito Santo. Descanse em paz".
Outro ícone da música que deixou o 'último adeus' revivendo momentos com a cantora foi Caetano Veloso. "Quando Nana teve um envolvimento amoroso com Gil e eu passei a vê-la de perto, não me cansava de pedir a ela que cantasse para eu ouvir. Às vezes com Gil ao violão, às vezes à capela. Eu pensava que ela era a mais profunda intérprete que se podia imaginar. Isso só fez crescer com o passar dos anos, das décadas. Hoje soube que morreu um dos maiores artistas do Brasil: Nana Caymmi. Filha de Dorival e de Stella Maris, irmã do inigualável Dori e do luminoso Danilo, ela foi, era, é, será um alumbramento do ato de cantar", homenageou.
Gilberto Gil, com quem Nana foi casada de 1967 até 1969, publicou um vídeo homenageando a ex-mulher e recordou os momentos que viveram juntos. "Última e definitiva saudade de sempre que ficará de Nana, com quem tive momentos muito felizes no período em que vivemos juntos. As crianças dela que já eram crescidas, Stella, Denise e João, ele ainda muito pequeno... foi um período em que estivemos juntos, tivemos uma casa em conjunto, visitávamos a casa dos pais dela, Dorival e Stella. As lembranças são essas. Quando estivemos juntos, a música nos envolvia de uma forma muito intensa, eu começando meu trabalho e ela vindo de uma família com uma presença musical extraordinária, o pai, a mãe e os irmãos", iniciou Gil.
"E o violão era sempre uma presença muito constante nas nossas vidas, sempre estava ali ao pé da cama. Fizemos uma música juntos, 'Bom Dia', e inscrevemos essa canção num concurso de um festival e ela foi muito bem recebida. Uma música com uma carga lírica muito significativa, parecida com ela. Musicalmente não dá nem para falar de Nana", finalizou o cantor, que escreveu na legenda:
"Descanse em paz, querida Nana Caymmi. Por aqui ficam as lembranças dos momentos vividos juntos, sempre com muita intensidade e alegria".
A atriz Leticia Spiller também homenageou a cantora. "Ah, Nana... tão maravilhosa! Esteja em paz encantando onde estiver", escreveu a artista, assim como a Angela Ro Ro, que disse: "Em paz! Te amo, Nana", declarou.
A estrela da música brasileira, Milton Nascimento fez uma homenagem emocionante, lamentando a perda. "Recebo com profunda tristeza a notícia da partida dessa grande amiga. Perder Nana Caymmi é perder parte da minha própria história. Recentemente tenho escutado diariamente a nossa interpretação de 'Sentinela', que muito me emociona. Nana estará pra sempre em meu coração e memória. Descanse em paz, querida amiga".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.