O programa Animal Cidadão busca ampliar o acesso à saúde animal na cidadeDivulgação
Quase dois mil cães e gatos foram vacinados pelo 'Animal Cidadão'
Na semana de estreia, o programa também microchipou gratuitamente quase mil bichinhos
Rio - Na primeira semana de atuação, o programa Animal Cidadão microchipou gratuitamente 917 cães e gatos e vacinou quase 1983 animais na cidade do Rio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais busca promover a conscientização e o acesso à saúde animal, oferecendo serviços de castração, vacinação e microchipagem gratuitos.
A primeira ação aconteceu na última terça-feira (29), na Vila do João, Complexo da Maré, na Zona Norte. A vendedora Jaqueline Souza Lucas aproveitou para implantar um chip de identificação e vacinar a cadelinha Chiara, uma shitsu bagunceira, de oito meses. "Ela é levada. Gosta muito de fugir de casa. Agora, fico mais tranquila, porque, se ela se perder, vai ser mais fácil de achar", disse.
A microchipagem ajuda a prevenir o desaparecimento de bichinhos de estimação. O registro do chip implantado é armazenado no banco de dados da prefeitura com o nome, raça, idade, vacinação, e sexo do animal assim como o nome, CPF e contato do tutor.
O procedimento pode ser realizado no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, Zona Norte, e no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, Zona Oeste. O tutor deve apresentar o CPF, comprovante de residência e e-mail.
Segundo o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, a vacinação é fundamental para manter a raiva erradicada no município e a microchipagem é a forma mais responsável que o tutor tem de identificar o seu animal, caso ele se perca. "Através dela chegamos ao tutor do animal. É uma maneira também de coibir ações de abandono e maus-tratos", disse Ramos.
Nesta terça-feira (6), a ação acontecerá na Praça Faisão em Campo Grande, Zona Oeste, das 9 horas ao meio-dia. Na quinta, a ação acontecerá na rua Progresso, Campo Grande. E, no sábado, chegará à Praça 15 de Novembro, em Marechal Hermes, Zona Norte.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.