A população vem sendo beneficiada com os serviços do Instituto de OlhosMauricio Bazilio/SESRJ
A catarata embaça o cristalino (lente natural dos olhos localizada atrás da íris) e pode causar cegueira, quando não tratada. A cirurgia dura até 30 minutos e o paciente retorna no dia seguinte para revisão.
"Este procedimento é um marco no estado, pois consolida a importância do Sistema Único de Saúde no processo de envelhecimento saudável. Hoje, a população idosa com 60 anos ou mais no estado é superior a 13%, segundo o Censo, e ter uma unidade dedicada ao tratamento ocular é um grande ganho, pois reafirma nosso compromisso com eles", disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
A dona de casa Selma de Lima Tavares, de 73 anos, de Carapebus, foi a primeira paciente operada pelo IEO, após a inauguração da unidade. Diagnosticada com glaucoma e catarata nos dois olhos, ela fez o primeiro procedimento programado em seu olho esquerdo. E revelou que seu primeiro desejo, após voltar a enxergar, é abraçar a filha, que tem sido seus olhos neste momento difícil.
"Vejo tudo embaçado. Não consigo pegar ônibus, ler e ver televisão, pois só enxergo vultos. Tive várias quedas. Minha filha é meu xodó, é tudo para mim. Ela é meus olhos, por isso, quero dar um grande abraço nela de gratidão quando voltar a enxergar. Meu dia chegou", comemorou Selma de Lima Tavares.
Leocádia Dalva dos Santos Costa também foi operada de catarata no Instituto Estadual de Olhos. A maior reclamação da idosa, de 74 anos, é a visão turva que a dificulta em fazer tarefas simples do dia a dia.
"Tenho catarata nas duas vistas e não identifico as pessoas de longe, não consigo subir e descer escadas sozinha. Outro problema, com visão turva, é abrir a porta de casa com a chave", destacou a moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Instituto de Olhos é pioneiro no atendimento oftalmológico no estado
O Instituto recebeu investimento de R$6 milhões do Governo do Estado na sua implantação e possui equipamentos de ponta para a realização de exames, como tomografia, ultrassonografia e mapeamento de retina. São duas salas cirúrgicas, sete leitos de recuperação pós-operatório e seis consultórios.




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.