Rio - A Polícia Militar realiza, nesta sexta-feira (16), uma operação nos morros dos Macacos, em Vila Isabel, e São João, no Engenho Novo, ambos na Zona Norte, para coibir confrontos armados entre grupos de criminosos rivais. As regiões sofrem com constantes tiroteio há mais de semana devido à disputa entre traficantes do Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro.
A ação conta com mais de 50 policiais. Pela manhã, o acesso às comunidades também estava com policiamento reforçado.
fotogaleria
Os conflitos na região tem deixado moradores em meio ao fogo cruzado. Na tarde de quarta (14), por exemplo, comerciantes foram surpreendidos por informações sobre um suposto toque de recolher e uma possível invasão no Morro dos Macacos.
Na ocasião, a PM enviou equipes ao local e constatou que a informação não procedia. Mesmo assim, o boato causou muito impacto no bairro. Diversos relatos circularam nas redes sociais dando conta de que comércios haviam sido fechados por ordem do tráfico. Apenas a plataforma 'Onde Tem Tiro', que monitora tiroteios no Rio, recebeu 15 mensagens relacionadas ao falso toque de recolher.
O Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella, em Vila Isabel, chegou a fechar as portas por volta das 13h, como medida preventiva diante do temor de confrontos.
Já na madrugada de terça-feira (13), a PM realizou uma outra operação nas comunidades. Durante a ação, militares foram atacados a tiros e houve confronto. Cessados os disparos, os agentes prenderam um suspeito. Com ele, foram apreendidos uma pistola, munições e um aparelho celular. A ocorrência foi encaminhada à 20ª DP (Vila Isabel).
Os dias anteriores também foram marcados por confrontos. Na sexta (9), um ataque a tiros no Morro dos Macacos deixou um homem morto e outros dois feridos.
Guerra entre criminosos
Desde o ano passado, o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP) travam uma disputa pelo controle do Morro dos Macacos. Os conflitos se intensificaram neste ano, com direito a símbolos das facções espalhados pela comunidade.
Atualmente, o TCP domina o morro, mas os constantes tiroteios na área são resultado de uma tentativa de expansão territorial do CV, com traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo, buscando aumentar sua influência. A distância de cerca de 4 km entre as duas comunidades facilita a mobilização dos criminosos.
O traficante Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, o 'Titauro', é apontado como a principal liderança do Comando Vermelho na tentativa de invasão ao morro. Ele é considerado foragido por causa de um mandado de prisão preventiva expedido em maio de 2024, pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.