Jogos acontecem em diferentes cidades do estado do RioDivulgação
O torneio é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (Feerj). Antes, o recorde histórico de participantes na competição era de pouco mais de 5 mil.
“Os Jogos Escolares são uma celebração do talento, da dedicação e do espírito esportivo da juventude fluminense. É motivo de grande orgulho ver tantos jovens participando e superando limites. Este recorde histórico de inscrições mostra que estamos no caminho certo ao investir no esporte como ferramenta de inclusão, educação e cidadania. O Governo do Estado seguirá firme nesse compromisso”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Jovens estudantes de 11 a 17 anos vão competir em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado. O destaque do fim de semana de estreia é o vôlei de praia, disputado na praia do Leme, na Zona Sul da capital, a partir das 8h.
Destes confrontos, sairá o representante do Rio de Janeiro para as competições nacionais. Esta modalidade foi a que mais cresceu do ano passado para este.
Além da modalidade de praia, o futsal será realizado em Guaratiba e, na Zona Oeste, o handebol em Seropédica, na Baixada. Ainda em maio, ocorrem as competições de judô, basquete, ginástica artística, badminton e vôlei em diferentes municípios.
“Ter jovens de todas as regiões do estado competindo em 20 modalidades diferentes mostra a força e o alcance do esporte escolar no Rio de Janeiro. É uma oportunidade única para esses estudantes vivenciarem a experiência de uma competição oficial, muitos pela primeira vez, e se desenvolverem dentro e fora das quadras”, destaca o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) será responsável pelo fornecimento de água potável aos atletas durante os Jogos, em conformidade com a Lei da Hidratação, que obriga a oferta gratuita de água potável em eventos esportivos e culturais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.