Chafariz dos Golfinhos fica em lago de 1,6 mil metros quadrados em forma retangularPedro Teixeira/Agência O Dia
Cariocas curtem domingo na Praça Paris após reinauguração do Chafariz dos Golfinhos
Monumento de 1929 estava desativado desde janeiro e teve a bomba hidráulca consertada, após furto
Rio - Cariocas aproveitaram o domingo (19) ensolarado na cidade ao ar livre na Praça Paris, no bairro da Glória, na Zona Sul. A região voltou a receber visitantes após a reinauguração do Chafariz do Golfinhos, que estava desativado desde janeiro, por conta de um furto que impediu o funcionamento.
No início da tarde, pessoas aproveitaram para se exercitar na praça e tirar fotos próximas ao famoso chafariz. Com as temperaturas amenas e os termômetros que podem chegar aos 33º C neste domingo, alguns cariocas também foram vistos tomando banho no lago onde está o monumento. Apesar do calor, o espaço não foi projetado para esse uso e a água do local pode não estar própria.
De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), o chafariz passou por uma manutenção e teve a bomba hidráulca consertada, após um furto registrado em 31 de janeiro. O monumento voltou a funcionar na última quinta-feira (15).
"Muitas famílias e amigos aproveitam esse espaço e se perguntavam porque o chafariz não estava funcionando. Infelizmente, mais uma vez sofremos com esses furtos. Além de reparar imediatamente, temos em estudo materiais que não tenham valor comercial a fim de evitar novos furtos", disse o secretário municipal de Conservação, Diego Vaz.
Inaugurado em 1929, o Chafariz dos Golfinhos é composto por três névoas circulares, duas próximas à borda e outra central, cujo jato alcança 15 metros de altura, e quatro golfinhos que jorram água no lago de 1,6 mil metros quadrados em forma retangular. Os animais são réplicas em argamassa dos existentes nos jardins do Palácio de Versalhes, na França.










Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.