Avião fez pouso de emergência durante um evento no Museu Aeroespacial do Rio, neste domingo (18)Reprodução/Redes sociais

Rio - Um avião que participava de uma apresentação no Museu Aeroespacial, em Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio, precisou realizar um pouso de emergência neste domingo (18), após colidir com uma ave durante o voo. O incidente foi registrado por populares que acompanhavam o evento em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Veja o vídeo abaixo.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave RV-8 se envolveu na ocorrência às 12h05. Ninguém ficou ferido, e os danos foram apenas materiais. Nas imagens, é possível ver o momento em que o avião perde a estabilidade após a colisão com o pássaro e toca o solo com uma das asas. Confira:

Quem é o piloto envolvido no incidente
O piloto da aeronave era o experiente Tenente-Coronel Arnaldo Ferrari Carneiro, conhecido como Comandante Ferrari. Ele é uma das principais referências em acrobacias aéreas no Brasil e costuma ser destaque em eventos públicos com manobras de alto nível técnico, como as realizadas com a aeronave Vans RV-8 no próprio Museu Aeroespacial.

Ao longo de sua carreira na FAB, Ferrari se destacou em diversas funções, incluindo a participação em projetos internacionais, como uma missão conjunta com a Nasa para o lançamento de 33 foguetes suborbitais destinados ao estudo da ionosfera. Também atuou em missões de apoio logístico e humanitário, recebendo diversas honrarias.

Ferrari foi presidente da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea por oito anos e atualmente integra o Conselho Fiscal do Comitê Brasileiro de Aviação Internacional, ligado à Federação Internacional de Aviação Civil.