Balão caiu e pegou fogo em área de lazer de um condomínio em Irajá, Zona Norte do RioReprodução/Redes sociais

Rio - Um balão caiu e pegou fogo em uma área de lazer de um condomínio em Irajá, na Zona Norte do Rio, por volta das 20h50 de sábado (17). O acidente foi filmado por moradores, que ficaram assustados com o risco das chamas se alastrarem pela quadra esportiva. Ninguém ficou ferido.
Durante a queda, crianças que brincavam no local correram assustadas. Veja o vídeo abaixo:
De acordo com o comando do 41º BPM (Irajá), o batalhão não recebeu, até o momento, nenhuma informação sobre a ocorrência. O Corpo de Bombeiros também ainda não confirmou se foi acionado.

Já na manhã deste domingo (18), policiais do 12º BPM (Niterói) apreenderam um balão no bairro de Itacoatiara, também na Região Metropolitana.

Crime ambiental e riscos
Com a aproximação das festas juninas, aumenta a incidência de balões nos céus da cidade. Apesar de parecerem inofensivos ou bonitos, os balões representam um risco real de incêndios, acidentes fatais e ameaças ao tráfego aéreo e terrestre. Uma vez soltos, não há controle sobre onde irão cair, e muitos descem em chamas.

A estrutura dos balões é feita com materiais leves, como papel ou nylon. Para subir, é necessário utilizar fogo. Quando essa estrutura se incendeia, o artefato cai em chamas, podendo atingir florestas, residências, áreas industriais, aeroportos ou vias movimentadas.

A prática é proibida no Brasil. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) considera crime fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios. A pena prevista é de 1 a 3 anos de detenção, além de multa.