PM reforça policiamento em Vila Isabel, no entorno do Morro dos Macacos, na manhã deste domingoReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio – Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e agentes do 6º BPM (Tijuca) reforçam o policiamento em Vila Isabel, na Zona Norte, na manhã deste domingo (25), após o registro de novos tiroteios intensos na noite deste sábado (24), no Morro dos Macacos.
Nesta manhã,a PM recebeu informações de moradores sobre duas granadas deixadas por bandidos na localidade conhecida como Chelsea. Após a confirmação da existência dos artefatos, a equipe antibombas foi acionada. A ocorrência segue em andamento. Até o momento, não houveprisões.
A região vive uma intensa rotina de violência devido à disputa por território entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP). Nas últimas 24 horas, duas mortes foram registradas. 

A primeira aconteceu na tarde de sábado, na localidade conhecida como Pau da Bandeira, mas ainda sem identificação da vítima ou informação sobre ligação com o tráfico de drogas. Já a outra foi a de um criminoso que entrou em confronto com agentes do 6º BPM (Tijuca), após abordagem na Rua Corrêa de Oliveira. Um comparsa, que ficou ferido, acabou autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Não há informações sobre o estado de saúde do homem. Com a dupla, foram apreendidos um fuzil, uma pistola e um veículo. A caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel) e enviado à Justiça.
Na noite deste sábado (24), relatos deram a dimensão do confronto que, segundo moradores, foi ouvido de diversos pontos no entorno: "Escutando da Rua Maxwell"; "Escutando da Avenida Vinte e Oito de Setembro. Muitos tiros, armamento pesado. Triste demais"; "Aqui do Morro do Andaraí dá para ouvir o tiroteio"; "Também estou escutando da Tijuca, altura do metrô Uruguai"; "Armamento pesado, bombas, pistola. Escuto nítido da Rua Duque de Caxias".
Nas redes sociais, o Bope registrou a presença dos agentes na comunidade. A postagem diz que a segurança da população é prioridade para o batalhão e que a atuação das equipes na região tem o objetivo de "evitar a escalada da violência e disputa territorial entre facções criminosas" e "desarticular as atividades criminosas e devolver a tranquilidade aos moradores".
 
Equipes do Bope reforçam policiamento no Morro dos Macacos - Reprodução
Equipes do Bope reforçam policiamento no Morro dos MacacosReprodução