Ao todo, 52 aves foram apreendidas na feira da TijucaAna Fernanda Freire

Rio - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apreendeu 52 aves que estavam sendo vendidas ilegalmente em uma feira livre na Tijuca, na Zona Norte, neste domingo (25). Entre os animais recolhidos, estavam um pixoxó (Sporophila frontalis), espécie ameaçada de extinção, além de canário-da-terra, coleirinho, canário-belga, periquitos-australianos e um mandarim. Na ação, três homens foram detidos.

A operação contou com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), das polícias Militar e Civil. Além do tráfico de animais, os responsáveis também responderão por captura e cativeiro irregulares, e maus-tratos, já que os animais estavam confinados em pequenas gaiolas, inadequadas para o seu porte.

As aves nativas foram soltas na natureza, na área do Parque Estadual da Serra da Tiririca, unidade de conservação administrada pelo Inea na Região Metropolitana.

Já os pássaros exóticos irão passar por atendimento veterinário e, posteriormente, serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, ou para um mantenedouro parceiro do instituto.