Praça Paris, na GlóriaDivulgação / Seconserva

Rio- O chafariz da Praça Paris, localizado na Glória, região central do Rio, sofreu novo ato de vandalismo apenas dez dias depois do sistema ter sido religado. Desta vez, criminosos furtaram cabos elétricos e danificaram uma das bombas do sistema hidráulico do monumento, que havia ficado meses de manutenção, comprometendo o funcionamento de parte do equipamento. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Conservação. 
Inaugurado em 1929, o chafariz já havia sido alvo de furto no dia 31 de janeiro deste ano. A bomba afetada foi imediatamente retirada pela equipe técnica da Secretaria e encaminhada ao depósito para avaliação e possível reparo. Apesar da ocorrência, os demais sistemas hidráulicos continuam em operação e o chafariz segue funcionando parcialmente em seus horários habituais: das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h.
Após o furto desta segunda-feira (26), apenas dois dos quatro golfinhos do monumento permanecem com jatos d’água em funcionamento.
Ainda de acordo com a Secretaria, a ocorrência será registrada na Polícia Civil, e a Guarda Municipal, que mantém uma base dentro da praça, foi acionada para reforçar a vigilância. 
O secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, lamentou o episódio. “É um absurdo ver que, em menos de duas semanas após religarmos o chafariz da Praça Paris, temos que lidar com vandalismo e furto. Parece que para cada passo que damos na recuperação da cidade, tem sempre alguém tentando puxar de volta. A cidade é de todos e precisa ser cuidada como tal”, declarou.
O monumento é composto por três névoas circulares — duas periféricas e uma central, com jato de até 15 metros de altura — além de quatro golfinhos que lançam água em um lago retangular de 1.600 metros quadrados. As esculturas são réplicas das peças ornamentais dos jardins do Palácio de Versailles, na França.