Ambulantes realizam protesto para impedir apreensão de mercadorias da Casa de Saúde São SebastiãoReginaldo Pimenta/Agência O DIA

Rio - A Subprefeitura da Zona Sul realiza uma operação de ordenamento nas dependências da antiga Casa de Saúde São Sebastião, localizada na Rua Bento Lisboa, no Catete, na manhã desta quarta-feira (4). Até o momento, os agentes apreenderam mais de 20 carrocinhas, 2 toneladas de materiais irregulares, entre descartáveis, comida estragada, além de 5 carros rebocados. 

O espaço estava sendo usado como depósito clandestino por ambulantes e a apreensão dos itens gerou protesto no local. No meio da rua, as pessoas sentaram para impedir a saída das mercadorias.
Segundo os ambulantes, um aluguel é cobrado para uso do estabelecimento. Esse esquema já havia sido descoberto pela prefeitura em 2023. Na época, a casa foi interditada pela Vigilância Sanitária e Defesa Civil.
Nas redes sociais, o subprefeito Bernardo Rubião informou que o espaço estava insalubre. "São coisas absurdas, temos milho misturado com gás em um lugar que foi interditado pela Defesa Civil e está condenado, tinha fezes humanas. É um cenário devastador aqui dentro, sem contar o risco se um botijão de gás explode. A Subprefeitura não vai deixar que esse local ofereça risco aos vizinhos e aos moradores como hoje está oferecendo", afirmou.

A ação, que teve início às 5h, conta com o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, Comlurb, RioLuz, Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar.

Ainda segundo o órgão municipal, o local armazenava materiais em desacordo com as normas sanitárias e urbanísticas, colocando em risco a segurança da população e comprometendo a integridade da área hospitalar.

Durante a ação, as equipes realizaram a interdição do espaço irregular, a retirada e o encaminhamento adequado dos materiais armazenados, além da aplicação das sanções cabíveis aos responsáveis.

"O ordenamento urbano e o cumprimento das normas são essenciais para garantir segurança e qualidade de vida à população. Esta ação foi fundamental para coibir irregularidades e proteger o entorno da unidade de saúde", reforçou o subprefeito.