Agentes atuam de forma permanente em Brás de PinaDivulgação/PMERJ

Rio - A Polícia Militar iniciou, nesta quarta-feira (4), a Operação Impacto no bairro Brás de Pina, na Zona Norte, em que são mobilizados 180 agentes de diferentes unidades para atuar entre as avenidas Lobo Júnior e Schultz Wenk. O objetivo é reprimir roubos e afastar a influência do crime organizado nas ruas do bairro, retirando barricadas e restabelecendo serviços, como internet.

Com objetivo de garantir a circulação das viaturas e motocicletas, equipes do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (Naoe) foram mobilizadas para remover barricadas colocadas por criminosos. Na área da operação, o 16º BPM (Olaria) e demais batalhões do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) estão empregando 16 viaturas em pontos de baseamento e 20 motocicletas patrulhando as ruas do bairro.

"Estamos expandindo a Operação Impacto da Polícia Militar para Brás de Pina, não podemos deixar que a nossa população seja refém desses criminosos. Começamos em fevereiro com essa frente de atuação, e conseguimos uma redução expressiva na quantidade de roubos de rua e de veículos", destacou o governador Cláudio Castro.

O planejamento da ação contempla ainda a mobilização de 10 viaturas do grupo de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e 21 motocicletas do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM). Aeronaves do Grupamento Aeromóvel (GAM) e equipes do Batalhão de Ações com Cães ( BAC) também estão dando apoio à operação.

"Planejamos a Operação Impacto em Brás de Pina para levar paz e tranquilidade aos moradores do bairro, que têm sofrido muito com a ação de criminosos. Muitos queixam-se que não conseguem chegar em casa por causa das barricadas colocadas nas ruas", explicou o secretário da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Os comandantes do 1º CPA e do 16º BPM montaram seus gabinetes no carro-comando da corporação, que ficará estacionado na Praça Anhangá.
A região de Brás de Pina contempla comunidades do Complexo de Israel, dominada pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão. 

Operação Impacto em outros bairros

A PMERJ iniciou a Operação Impacto em fevereiro deste ano. Na primeira fase, foram mobilizados 250 agentes para reprimir os roubos de rua e de veículos. A ação contou também com aeronaves, blindados e motocicletas, além de drones e do Centro de Comando e Controle Móvel. Somente no primeiro fim de semana de atuação, foi registrada uma queda de 79% no roubo de veículos em regiões da capital, como a Grande Tijuca e o Grande Méier.

A PM também realizou a operação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; em Benfica, bairro da capital; e em São Francisco de Itabapoana, no Noroeste Fluminense.