À direita, a nova marca do Jornal O DIAReprodução

Rio - Com 74 anos de trajetória junto à população fluminense, O DIA apresenta sua nova identidade visual, marcando uma nova fase editorial e de posicionamento multiplataforma. A transformação foi conduzida pela agência Salve Simpatia!, dos diretores de arte Pablo Soares e Rafael Fernandes.   
A proposta da marca vai além de um redesenho estético: ela reflete a busca por mais proximidade com o público, mantendo o espírito popular e plural que sempre caracteriza a presença do jornal. 
“Humanização e proximidade com o público foram o ponto de partida. As referências vieram de todos os lados, do logo original da primeira edição do jornal às grandes marcas que se reinventaram no tempo”, explica Pablo Soares. “Foi uma jornada intensa em busca do novo, construída junto com a visão estratégica de Thiago Feitosa [presidente do Grupo O Dia], que esteve com a gente durante o processo”, completa.
A marca traz uma estética mais acessível e vibrante, com tipografia simplificada e tom direto. Além de elementos que refletem a linguagem democrática e inclusiva do veículo.
“A nova marca reforça o compromisso do jornal com a diversidade, a proximidade e a evolução constante”, afirma Rafael Fernandes.
Honrar a tradição sem abrir mão da inovação foi um dos principais desafios da equipe criativa.
“O jornal O DIA e o povo do Rio são indissociáveis. Foi fundamental não quebrar esse elo, e sim propor uma atualização com uma linguagem visual que dialoga com o ambiente digital sem perder as raízes”, complementa Pablo.
Segundo a dupla da Salve Simpatia, a renovação também responde à presença crescente do jornal no universo digital. A nova identidade visual foi pensada para funcionar com agilidade em diversas plataformas, equilibrando o peso da história com a leveza e a fluidez do meio online.
Além de alcançar o público leitor com mais eficiência, a nova identidade abre portas para anunciantes que buscam se conectar com o “Rio real”.
“Com essa conexão mais emocional, anunciantes e marcas passam a enxergar o jornal como um elo direto com seus consumidores — mais engajados, mais presentes, mais próximos”, diz Pablo.
Para Thiago Feitosa, presidente do Grupo O DIA, a mudança reafirma o compromisso do veículo com a modernidade e com a energia vibrante do estado: “Com a evolução da marca de O DIA, reforçamos nosso compromisso em acompanhar a modernidade e a energia do Rio de Janeiro. Os novos tons vibrantes de azul e amarelo traduzem o espírito de um veículo que, há 74 anos, está presente nos momentos mais relevantes da vida dos fluminenses.”
E Feitosa acrescenta: “Inspirados na tradição do nosso primeiro logotipo, de 1951, conectamos o legado histórico à linguagem digital de hoje, fortalecendo o vínculo com o público jovem que consome informação em múltiplas plataformas. O selo de 74 anos simboliza essa estrada entre passado e presente — um caminho que liga a capital ao interior por meio da informação confiável, relevante e cada vez mais conectada.”
A nova fase visual e institucional já está no ar, marcando o início de um novo capítulo para um dos jornais mais tradicionais do Brasil.