Espaço com discos de ouro conquistados pelo produtor João AraújoReprodução / Instagram

Rio - O Museu da Imagem e do Som do Rio, que está completando 60 anos de fundação, inaugurou recentemente três novas salas para armazenamento de seu precioso acervo. Os espaços abrigam itens das coleções do ator José Wilker (1944-2014), do produtor João Araújo (1935-2013) e do jornalista Sérgio Cabral (1937-2024).

Nas redes sociais, a instituição, administrada pelo governo estadual, informou que todo o material está à disposição de pesquisadores, estudantes e do público em geral, mediante agendamento pelo e-mail ascom@mis.rj.gov.br.

Entre as peças doadas pela família de José Wilker, destaca-se a gigantesca coleção de DVDs. Na sala dedicada a João Araújo, pai do cantor Cazuza e fundador da gravadora Som Livre, os discos de ouro chamam a atenção, enquanto no espaço com o arquivo de Sérgio Cabral o "tesouro" está nas pastas com documentos, partituras e recortes de jornal.

O acervo do MIS-RJ é formado com 42 coleções particulares de grandes personalidades da cultura. São mais de 650 mil itens entre fotografias em papel, negativos em vidro, negativos estereoscópicos, cartazes, gravuras, discos, filmes, fitas de vídeo e de áudio, documentos textuais, partituras e objetos tridimensionais (instrumentos musicais, indumentária, medalhas e troféus).

A sede fica na Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa. O telefone é 2332-9266.